Pandemia afetou ainda mais estados brasileiros que já estavam endividados. Commodities agrícolas e minerais colocam Estado entre os únicos cinco do país que irão se recuperar da crise

Foto: Reprodução/Shutterstock.

Goiás está entre os cinco estados brasileiros que conseguirão encerrar 2021 com o Produto Interno Bruto (PIB) com desempenho acima do conquistado antes da pandemia. Isso se deve ao agronegócio, impulsionado pelas vendas de commodities. Também a mineração será fator decisivo.

De acordo com relatório do Tendências Soluções Integradas, que realizou o estudo, o PIB goiano em 2021 deve ficar 0,5% acima de 2019, antes da pandemia. Já o país deve cair 4,2% em comparação com 2019.

Dados do governo informam que de 2019 até o momento, 159 empresas assinaram protocolo de intenção para ampliação ou instalação de unidades em Goiás. No ano de 2020, foram 90 até o momento, que prevê a injeção de R$4,1 bilhões na economia e 40 mil empregos.

Além de Goiás, entre os estados que vão se recuperar melhor da crise fiscal decorrente da pandemia, está Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Pará.

À Folha de São Paulo, o economista da Tendências Lucas Assis disse que Goiás e Mato Grosso possuem uma estrutura produtiva pouco sensível à dinâmica nacional. Mato Grosso do Sul deverá se destacar com o melhor desempenho do país e que, o Distrito Federal deve ser a única entidadeda federação a puxar a região Centro-Oeste para baixo.

Assis disse ao veículo que o fato da capital federal ser formada por migrantes de todas as regiões que puderam retornar às suas regiões por causa da transformação digital do trabalho durante a pandemia.