Goiás está em estado de alerta com baixa umidade do ar
17 agosto 2019 às 10h46

COMPARTILHAR
Jornal Opção preparou uma série de recomendações para driblar os desconfortos causados pelo tempo seco

Em Goiás, a estação seca começa no mês de abril e estende-se até a primeira quinzena de outubro, e junto com baixa umidade vêm os problemas respiratórios. Essa condição do clima gera inflamação das mucosas, o que propicia a entrada de agentes estranhos no organismo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de umidade do ar inferiores a 60% são inadequados à saúde humana, desta forma, foi criada uma escala para avaliar a criticidade da situação que passa pelos níveis de atenção, alerta e emergência.
Os principais sinais visíveis causados por essa condição na saúde humana são: ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Para tentar minimizar os efeitos do tempo seco, especialistas recomendam beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar umidificadores de ar e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.
Em relação ao ambiente, recomenda-se colocar toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos cômodos, principalmente nos quartos; Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções; Manter a casa sempre limpa e arejada, pois o tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes; E não usar vassouras que levantam o pó por onde passam.