Goiás enfrenta cenário crítico com ocupação de UTIs pediátricas

26 janeiro 2022 às 18h46

COMPARTILHAR
Levantamento da Folha de São Paulo apontou que outros seis estados têm ocupação de 80% ou mais deste tipo de leito

A ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas em Goiás está em cenário crítico. Um levantamento do portal Folha de São Paulo mostrou que o estado está entre as sete unidades federativas que estão 80% ou mais dos leitos ocupados. Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio Grande do Norte atingiram o patamar de 100%.
Os outros estados em cenário crítico são Ceará, Bahia e Pernambuco. O portal informou que foram levantados dados em 18 unidades federativas e no Distrito Federal. No entanto, oito não responderam ou informaram que não divulgariam a informação.
As UTIs pediátricas em Goiás estão com ocupação de 81%. Até a última segunda-feira (21), a rede estadual de saúde disponibilizava apenas 21 leitos para crianças. O governo se prepara para abertura de mais dez leitos em Uruaçu, na região Norte de Goiás.
Um dos motivos da alta ocupação no país é a pouca quantidade de leitos desse tipo disponibilizadas. Além disso, a disseminação e a facilidade de contágio da variante Ômicron começam a preocupar as redes de saúde.
Com informações do portal Folha de São Paulo