Goiás assina compromisso de redução de emissão de CO2

Secretário Vilmar Rocha participa da reunião do COP21, em Paris, e reafirmou compromisso com a sustentabilidade

Secretário Vilmar Rocha e a superintendente Jacqueline Vieira | Foto: reprodução / Facebook

Secretário Vilmar Rocha e a superintendente Jacqueline Vieira | Foto: reprodução / Facebook

Titular da secretaria de Cidades, Infraestrutura, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos (Secima) de Goiás, Vilmar Rocha (PSD) está em Paris representando o governo de Goiás na Conferência do Clima (COP21). Em entrevista ao Jornal Opção, o secretário contou que assinou um documento de compromisso para a redução de emissão de dióxido de carbono (CO2) no Estado.

Sem meta definida ainda, a proposta foi formulada pela cúpula e acatada por vários governos regionais, como o da Catalunha (Espanha). “Não bastam os acordos nacionais, entre Países, se os governos, províncias, não se engajarem”, argumentou.

Vilmar conta, ainda, que não há uma conclusão final nas discussões. Contudo, são três pontos importantes no debate: definir se, de fato, será um tratado mundial (que tem força de lei e obriga as nações a acatá-lo) ou apenas uma convenção, ou seja, recomendações; o segundo diz respeito a quem financiará e de onde sairão os recursos para desenvolver as ações (Países ricos não querem bancar tudo); e, por fim, o prazo para avaliar as metas e os resultados.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, representa a presidente Dilma Rousseff no evento, acompanhada de cientistas, técnicos, professores e representantes de ONGs do Brasil.

Além de Vilmar Rocha, o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) também participa do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.