Goiás aguarda aprovação de outras duas escolas de tempo integral pelo MEC

Escolas de Ensino Médio passam a contar com recursos para investimento em infraestrutura e formação de professores

Primeira-dama, Gracinha Caiado, e secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli | Foto: Divulgação

A presidente do Grupo Técnico Social de Goiás (GTS), primeira-dama Gracinha Caiado, se reuniu com professores, servidores e alunos pertencentes às 24 unidades da rede estadual que foram selecionadas para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do Ministério da Educação.

As escolas são de Ensino Médio e passam a contar com recursos para investimento em infraestrutura e formação de professores.

No encontro, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), tem recuperado recursos federais – que até 2018 chegavam a ser devolvidos à União por falta de projetos – e ainda gerado economias para direcionar suas verbas estritamente às unidades de ensino e aos profissionais da educação.

Tempo integral

A implementação de escolas em tempo integral é parte da diretiva do Governo Federal constante no Plano Nacional de Educação (PNE). Neste ano, a Seduc listou 26 unidades de Ensino Médio, que atendem a todos os critérios do MEC e que tiveram a aprovação da comunidade escolar, para participarem do programa de fomento da União. Vinte e quatro escolas já foram incluídas no programa, e a Seduc aguarda a aprovação das outras duas pelo Ministério.

No Ensino Médio integral, o estudante fica mais tempo na escola, o turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia. As disciplinas que já marcam presença no ensino regular – como Língua Portuguesa, Matemática e Química – ganham a companhia de outras atividades, desenvolvidas com o apoio dos professores.

Os estudantes têm aulas voltadas para pensar sobre seus sonhos e planejar o futuro e podem escolher algumas matérias complementares (eletivas). Segundo o governo, o objetivo é contribuir com a descoberta de novas habilidades, preparar o jovem para o Enem e para a vida.

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