Falta de iluminação, insegurança, pista com lama e mato alto estão entre os principais problemas do Parque Leolídio di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2, na Capital. Há anos os moradores reclamam da situação de abandono do local. José Mauro Gouveia de Medeiros já sem saber a quem pedir ajuda encontrou em contato com o Jornal Opção.

De acordo com ele, os moradores e frequentadores do Parque já protocolaram inúmeros pedidos de manutenção em todos os órgãos. Várias cópias enviadas para a redação mostram recebimentos dos documentos pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma); Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra); vereadores e Ministério Público de Goiás (MpGO. Mas, por enquanto, segundo ele, não foi feito.

Pista com lama no Parque Leolídio di Ramos Caiado, em Goiânia | Foto: divulgação/leitor Jornal Opção
Pista com lama no Parque Leolídio di Ramos Caiado, em Goiânia | Foto: divulgação/leitor Jornal Opção

Sem resposta e no desespero, José Mauro mostrou prints de conversas por WhatsApp e e-mails apelando até para outras instâncias. “Mantive contato com vereadores, senadores e deputados estaduais e federais pedindo que interviessem junto aos órgãos competentes pra que resolvessem os problemas, mas tudo continua igual”, lamenta.

A lista de vereadores que os moradores pediram ajuda é extensa. Entre os nomes estão: Léo José; Isaias Ribeiro; Anselmo Pereira; Henrique Alves; Leandro Sena; e Welton Lemos.

Procurada pelo Jornal Opção, a Amma informou que houve um registro de furtos da fiação de eletricidade pela segunda vez no Parque. “O roubo dos cabos já tem quase sete meses”, afirma José Mauro. Ele se queixa que a cada dia o número de frequentadores do Parque tem diminuído.

A Amma salienta que após levantamento técnico da equipe de iluminação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), irá comprar os materiais. Porém, aguarda os processos licitatórios. A pasta garante que a Seifra fará a instalação emergencial. Sobre a limpeza, assegurou que a manutenção é realizada diariamente pela equipe operacional do Parque.

Parque Leolídio di Ramos Caiado no escuro, em Goiânia | Foto: divulgação/leitor Jornal Opção
Parque Leolídio di Ramos Caiado no escuro, em Goiânia | Foto: divulgação/leitor Jornal Opção

Nota da Amma na íntegra

A propósito de solicitação deste veículo de comunicação, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) informa o que se segue:

A Amma esclarece que ainda em 2021 realizou os reparos da iluminação no Parque Parque Leolídio di Ramos Caiado. Porém, foi registrado furtos da fiação pela segunda vez, e após registro de Boletim de Ocorrência, por parte da Amma é realizado o trabalho de reposição da fiação.

Após levantamento técnico da equipe de iluminação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), a Amma já realiza a compra de materiais, aguardando apenas os trâmites licitatórios, e a Seinfra fará a instalação emergencial.

Para evitar os furtos, a Prefeitura de Goiânia tem colocado a fiação subterrânea com caixas de energia submersas na terra. Também são utilizados fiação de alumínio em substituição aos fios de cobre.

A segurança dos Parques é de competência da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que tem atuado com rondas nos parques, inibindo os assaltantes.

A Amma pede a colaboração da população para denunciar furtos de fiação nos parques no número de telefone 153 da GCM, a segurança dos parques que também são Áreas de Preservação Permanente – APP ficam a cargo da Coordenadoria de Policiamento Ambiental da GCM.

A limpeza e manutenção do Parque é realizada diariamente pela equipe operacional do Parque. A Amma conta com a colaboração da população para realizar o descarte de forma correta, garantindo o cuidado do Parque.

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia