Goiânia tem a terceira maior rede urbana do país

A Região Ampliada do AP de Goiânia cobre uma área do país de 753.072 km², cerca de 8,8% do território nacional

Isso corresponde a cerca de 8,8% do território nacional. Foto: reprodução

Segundo a publicação Regiões de Influência das Cidades 2018 (REGIC 2018), a rede urbana do Arranjo População de Goiânia (AP de Goiânia) (753.072 km) é a terceira em tamanho depois das de Manaus (AM) (1.617.099 km) e do AP de Belém (PA) (1.357.879 km).

Ocupando parcela expressiva de Goiás e estendendo-se até Tocantins, parte do Pará, Oeste da Bahia, Leste de Mato Grosso a grande extensão da rede urbana do AP de Goiânia ocorre em função, principalmente, da centralidade que possui com sua hinterlândia (conjunto das terras situadas no interior) devido ao atendimento a bens e serviços de complexidade variada, acrescida da função de capital estadual.

Englobando parcela expressiva de Goiás e estendendo-se até Tocantins, parte do Pará, Oeste da Bahia, Leste de Mato Grosso e outros, a Região Ampliada do AP de Goiânia cobre uma área do país de 753.072 km², cerca de 8,8% do território nacional.

No levantamento mostrou que as Regiões Intermediárias, que correspondem a recortes situados no patamar mediano das Regiões de Articulação Urbana, do AP de Goiânia, são Anápolis, AP de Goiânia, AP de Barra do Garças (MT), Araguaína (TO), Gurupi (TO) e Palmas (TO).

Tanto a Intermediária de Anápolis como a do AP de Goiânia são formadas por 179 cidades das 208 existentes no estado. Contudo, a Região Intermediária do AP de Goiânia polariza uma cidade em Tocantins, duas em Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, e quatro em Mato Grosso.

A pesquisa também mostrou que em Goiás houve um aumento de crescente de sua urbanização no período de 1970 até 2010, com o registro de valores de 42,1%, 62,2%, 80,8%, 87,8% e alcançando 90,2% no último ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.