Goiânia aplica segunda dose da vacina contra Covid-19 em crianças a partir de 3 anos

19 janeiro 2023 às 18h47

COMPARTILHAR
Goiânia começou nesta quinta-feira, 19, a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 em crianças a partir de 3 anos de idade. A imunização será feita em 15 pontos de vacinação (confira os locais no final da matéria). De acordo com a SMS, Goiânia não possui atualmente nenhuma dose de vacina da Pfizer Pediátrica, para aplicação de primeira dose em crianças de cinco a 11 anos, nem da Coronavac, para aplicação de primeira dose a partir de 3 anos.
Nesta semana, as crianças voltaram às aulas e, para ter um retorno mais saudável, os pais devem manter os cartões de vacinação dos pequenos atualizado pra todas as vacinas, não apenas contra Covid-19. Esse foi o alerta feito pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira, 19. “Carteira de vacinação atualizada significa criança mais protegida. E a proteção não é só da criança, mas de todas as outras que convivem com ela”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim.
O chamamento da SES para a vacinação infantil é porque, de acordo com dados preliminares do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Sistema Único de Saúde, Goiás está baixo da meta da cobertura vacinal do calendário nacional de vacinação das crianças menores de dois anos na imunização contras todas as doenças presentes no cartão de vacinação. Essa faixa etária é o público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde para cobertura vacinal que estipulou a meta de cobertura vacinal de 90%.
Apesar de não ter atingido a meta em nenhuma doença, nos últimos dois anos em Goiás, apenas a cobertura vacinal de crianças menores de dois anos contra febre amarela registrou redução, saindo de 65,98% em 2021 para 64,34% em 2022. Já as doenças em que a imunização está mais adiantada são pneumonia, meningite e otite, todas causadas por dez sorotipos de pneumococos. A vacina pneumocócica 10 valente foi aplicada em 84,05% das crianças dessa faixa etária.
A vacinação contra caxumba, rubéola e sarampo é a segunda mais adiantada. Isso porque a tríplice viral foi aplicada em 83,5% das crianças nessa faixa etária. Logo em seguida, vem a imunização contra as doenças causadas pelo meningococo C (incluindo meningite e meningococcemia), com cobertura vacinal de 80,47%.
É importante frisar que apesar dos dados se referirem a crianças abaixo de dois anos, mesmo aquelas que já passaram dessa idade, podem – e devem – procurar pela imunização nos postos de vacinação de cada município.
Locais de vacinação:
– Pfizer Baby primeira dose (crianças de de seis meses a menores de cinco anos):
Centro Municipal de Vacinação (CMV)
– Pfizer Baby segunda dose ( crianças de 6 meses a menores de cinco anos):
Centro de Saúde da Família (CSF) São Carlos
Cais Bairro Goiá
Ciams Urias Magalhães
Centro Municipal de Vacinação (CMV)
– Coronavac segunda dose (todas as idades, a partir de 3 anos):
Distrito Sul:
Centro Municipal de Vacinação (CMV)
Centro de Saúde (CS) Parque Amazônia
Distrito Leste:
Upa Dr Paulo Garcia de Siqueira
Upa Novo Mundo
Distrito Oeste:
Cais Bairro Goiá
Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco
Distrito Campinas-Centro:
Cais Vila Nova
Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Helena
Distrito Norte:
Ciams Urias Magalhães
Unidade de Saúde da Família (USF) Guanabara I
Distrito Noroeste:
Cais Finsocial
Unidade de Saúde da Família (CSF) Vila Mutirão
Distrito Sudoeste:
Centro de Saúde da Família (CSF) Santa Rita
Centro de Saúde (CS) Vila União