Gilmar Mendes afasta Eduardo Machado do comando do PHS

Deputado federal Marcelo Aro assume cargo no partido após longo imbróglio

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes afastou na última quarta-feira (31/1) o presidente nacional do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Eduardo Machado. No lugar dele, assume o deputado federal Marcelo Aro (MG).

“Pois bem, desde o início da disputa instalada pela Presidência do PHS Nacional, tenho sustentado que a função deste Tribunal é anotar as deliberações da agremiação partidária que foram devidamente registradas no cartório competente, nos termos da legislação de regência. De fato, em nenhum momento desta disputa partidária, desconsiderei, e nem poderia fazê-lo, aquilo que foi deliberado pela agremiação e registrado no competente cartório. Agora, contudo, o documento de fls. 480-481 revela com clareza que Marcelo Guilherme de Aro Ferreira foi eleito novo presidente do PHS Nacional”, diz Gilmar Mendes na decisão.

Imbróglio

Marcada por várias polêmicas, a gestão de Machado inciou-se em 2012 e teve várias tentativas de afastamento. Em 2017, uma assembleia interna já havia o afastado do cargo após denúncia de acúmulo de cargo, mas a Justiça devolveu o mandato.

Em maio do último ano, integrantes do PHS denunciaram que o tesoureiro nacional do partido, Murilo Alves de Oliveira, tentou furtar documentos da sede do partido.

Segundo a denúncia, Eduardo Machado e Murilo Alves Oliveira foram à sede nacional do partido e determinaram que ninguém poderia entrar. Depois, mandaram dispensar os funcionários e, com a ajuda de terceiros, arrombaram a sala do responsável pela departamento financeiro e administrativo e tentaram levar documentos.

A justificativa para a retirada dos documentos, segundo o presidente, é que ele queria que fosse feita uma investigação a respeito do seu afastamento da Presidência.

No começo de maio, Eduardo também já tinha sido afastado por um erro de filiação que acabou sendo resolvido.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.