Fux abre 1ª sessão do ano com discurso contra polarização em ano eleitoral

Neste 1º semestre de 2022, a Corte continuará dedicada às agendas para estabilidade democrática e preservação de instituições políticas

Na primeira sessão do judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, discursou contra a polarização e ações ao regime democrático, principalmente, o eleitoral. A cerimônia desta terça-feira, 1º, foi realizada virtualmente, em decorrência do aumento de casos de covid-19 na capital federal.

“Debates acalorados são esperados. Não obstante os dissensos da arena política, a democracia não comporta disputas baseadas no ‘nós contra eles’. Na verdade, todos os concidadãos brasileiros devem buscar o bem-estar da nação, imbuídos de espírito cívico e de valores republicanos”, afirmou. Ao contrário de outras autoridades, Fux fez questão de estar presencialmente. No início da sessão, anunciou que o presidente Jair Bolsonaro não compareceria à cerimônia por estar em viagem a São Paulo a fim de cuidar da questão das fortes chuvas que atingiram a região.

Para ele, a pandemia da Covid-19 tem arrefecido graças à razão, à ciência, à vacinação em massa e à progressiva ampliação do conhecimento médico sobre a Covid-19. O ministro começou uma uma fala a favor da união dos cidadãos e da interdependência entre os membros da sociedade. Luiz Fux asseverou, citando a obra ‘Os Miseráveis”, que não existem vitórias individuais ou isoladas, mas êxitos decorrentes de articulações coletivas bem-sucedidas.

Com relação ao ano eleitoral em que estamos, o ministro destacou que a política deve ser visualizada pelos cidadãos como a ciência do bom governo.”As eleições devem ser uma oportunidade coletiva, para realizarmos escolhas virtuosas e para proferirmos votos conscientes para a prosperidade nacional”, enfatizou. Neste 1º semestre de 2022, a Corte continuará dedicada às agendas para estabilidade democrática e preservação de instituições políticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.