O ex-prefeito de Trindade Ricardo Fortunato (Republicanos), nomeado nessa terça-feira, 11, como secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia (SRI), disse ao Jornal Opção que irá atuar, no primeiro momento, para destravar as emendas impositivas na administração, direcionando para a realização das obras no município. Essas emendas são verbas geridas pela pasta direcionadas tanto por vereadores quanto pelos deputados estaduais e federais. 

No entanto, levantamentos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal apontam que parte desses recursos foram antecipados para a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que até o momento não concluiu as obras contratadas. Segundo Fortunato, a partir do levantamento de informações da SRI as obras devem avançar.   

Ele antecipou que já está com intensa agenda sobre as demandas da secretaria. “Hoje já estivemos reunidos com o quadro técnico, para fazer uma linha de aproximação. Na terça-feira [18], já tem uma reunião marcada na Caixa Econômica, para levantamento de todos os convênios. Depois na quarta-feira [19], nós vamos estar conversando com todos os gestores de cada pasta, que tem emendas impositivas para facilitar uma linha de aproximação”, elencou. 

CEI da Comurg 

A pasta que o ex-prefeito irá comandar foi alvo da CEI da Câmara nessa terça-feira, 11. Na sessão, a ex-secretária da pasta, a vereadora por Aparecida de Goiânia Valéria Pettersen, teve que explicar os repassados antecipados para o serviços de obras. Acerca disso, Fortunato afirmou que tudo está sendo analisado. “Nesse momento, talvez, antes que seja esclarecida a questão da CEI da Comurg, nós teremos que aguardar e essas obras vão fazer parte de um planejamento até que se clareie, além da Comurg, e veremos ainda a opção da iniciativa privada ser parceira disso”, afirmou.