Furacão Gabrielle provoca tempestade que destrói e inunda Ibiza; veja vídeos

01 outubro 2025 às 16h54

COMPARTILHAR
Conhecida pelas praias paradisíacas e festas com os melhores DJs do mundo, Ibiza, uma das ilhas Baleares, na Espanha, foi seriamente atingida por uma tempestade torrencial que durou 12 horas. Houve inundações e deslizamentos por toda a ilha, que teve sua infraestrutura severamente afetada, além de cidades e vilarejos parcialmente destruídos.
Nas últimas horas, moradores e turistas, ainda em estado de choque, testemunharam cenas inimagináveis na chamada “Ilha da Fantasia”. Ruas se transformaram em rios, lixo e detritos tomaram conta do mar azul, agora em tom marrom. O prédio icônico do aeroporto de Ibiza ficou submerso, e a pista de pouso permanece alagada.
A tempestade foi causada pela passagem do furacão Gabrielle, que se aproximou do arquipélago das Baleares, formado pelas ilhas de Maiorca, Menorca e Ibiza. A paradisíaca ilha de Formentera também foi atingida e está quase totalmente inundada. Em apenas 12 horas, mais de 180 mm de chuva caíram sobre Ibiza e Formentera — volume que representa mais da metade da média anual de precipitação dessas ilhas.
As autoridades agiram rapidamente após o início da tempestade e emitiram alerta vermelho para toda a região Balear. Apesar dos deslizamentos, das estradas bloqueadas e das cidades alagadas, não há registros de vítimas fatais. Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas.
A última vez que Ibiza sofreu com tempestades dessa magnitude foi em 1952.
Assista:
Leia também
Chuva recorde em Goiânia provoca alagamentos e mobiliza ações emergenciais da prefeitura