Levantamento divulgado pelo UOL mostra pessedista entre os dez prefeitáveis das 26 capitais brasileiras que arrecadaram em plataformas digitais
Francisco Jr. (PSD) é o único candidato a prefeito de Goiânia que recebeu doações pela internet. No levantamento divulgado pelo Blog do jornalista Fernando Rodrigues, de UOL, apenas dez prefeitáveis conseguiram arrecadar por meio de plataformas digitais.
O pessedista goianiense aparece na sexta colocação com R$ 2.620,00 recebidos por eleitores que apostam em seu projeto. O montante equivale a 1,3% do total gasto na eleição — que é de R$ 208.620,00. Os dados foram retirados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Embora o valor seja baixo, é importante ressaltar que a ferramenta online de doação física teve início em 2016 e é a promessa do futuro para financiamento de campanhas no Brasil. Em especial devido à proibição das doações de empresas privadas — que passa a valer a partir deste ano.
Ainda de acordo com a lista, o candidato do Psol à prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, foi não só o campeão de doações online, como o único que conseguiu esse tipo de financiamento como o principal de sua campanha. Foram R$ 405.808,00 recebidos de um total de R$ 752.437,60 — equivalente 53,9%.
Em segundo lugar está o atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), que recebeu R$ 81.549,77 — 1,6% dos mais de R$ 5 milhões gastos declarados à Justiça eleitoral.
Veja o ranking abaixo:
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