Novo sistema automatizado para fiscalizar evasão de pedágios é implantado em rodovias de Goiás

12 julho 2023 às 15h46

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Acontece, ainda neste mês de julho, uma mudança na forma de fiscalização das evasões de pedágio em três rodovias que cortam o chão goiano: a BR-153, entre Anápolis e Aliança do Tocantins; a BR-080, entre Uruaçu e Assunção de Goiás; e BR-414, entre Assunção de Goiás e Anápolis. O trecho é operado pela concessionário Ecovias do Araguaia e engloba 28 municípios de Goiás e Tocantins.
A nova medida vai adotar um sistema automatizado que, ao flagrar uma evasão em qualquer uma das nove praças de pedágio do trecho, enviará as imagens e os dados dos veículos diretamente para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é o órgão responsável por lavrar e enviar a multa ao motorista.
A evasão em praças de pedágio é infração grave, conforme artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para esse tipo de infração, é prevista uma multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A fiscalização eletrônica funcionará 24 horas por dia e tem como objetivo oferecer mais segurança, tanto para os usuários das rodovias quanto para os funcionários que trabalham nas praças de pedágio. A Ecovias do Araguaia, que integra o Grupo EcoRodovias, opera em três das principais rodovias que ligam o Meio-Norte ao Centro-Sul do país.
Cobrança de pedágio e investimento nas rodovias
De acordo com a concessionária que opera no trecho, além dos riscos à segurança viária, a evasão de pedágio gera outros efeitos negativos em todo o sistema rodoviário. Por exemplo: os valores arrecadados por meio da cobrança do pedágio asseguram mais investimentos nas rodovias, além da execução de serviços que têm como foco a segurança e o atendimento ao usuário.
A promessa da Ecovias do Araguaia é de duplicação de 622 quilômetros nas três rodovias. Com a cobrança, a empresa fica responsável por obras de ampliação, pela implantação de 144 novos retornos, 42 dispositivos de interconexão, 17 quilômetros de faixas adicionais, 16 acessos, além da construção dos 6 quilômetros de pistas que farão o contorno da cidade de Corumbá.
Nos trechos urbanos das rodovias, também é de responsabilidade da concessionária a construção de 19 passarelas para pedestres e 110 pontos de ônibus, além da iluminação e a implantação de 90 quilômetros de vias marginais.
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