Flores de Goiás (GO) e Rodrigues Alves (AC) aderem ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Com isso, os dois municípios passam a ter acesso prioritário às ações do Governo Federal voltadas ao enfrentamento ao racismo

Município de Goiás tem cerca de 75% de sua população negra. Foto: GettyImages

Os municípios de Flores de Goiás (GO) e Rodrigues Alves (AC) agora fazem parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Flores de Goiás tem cerca de 12 mil habitantes, ou seja, 75% da sua população se autodeclara negra. Já na cidade acreana de Rodrigues Alves, dos 15 mil habitantes, 78% são negros.

O titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), Paulo Roberto, comemorou a chegada dos novos municípios ao Sistema e lembrou que no mês de novembro participou de um mutirão no Estado de Goiás para apresentar os benefícios para os municípios ao aderirem ao Sinapir.

“Apresentar in loco o Sistema aos gestores municipais e estaduais tem dado resultado e as adesões estão, pouco a pouco, sendo publicadas. Estamos contentes porque mais uma cidade de Goiás e mais uma do Acre passarão a ter uma política concreta de promoção da igualdade racial”, disse o secretário.

Com a entrada das cidades, o Sistema conta agora com a participação de 24 estados, o Distrito Federal e 144 municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.