Firjan: Catalão sobe 26 posições e tem 7ª melhor gestão fiscal de Goiás
22 junho 2015 às 09h35
COMPARTILHAR
Nacionalmente, o município melhorou 571 colocações em apenas um ano, sendo um dos poucos que tem selo “boa gestão” do índice
O município de Catalão tem a sétima melhor gestão fiscal no Estado de Goiás, revela o índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado no último dia 18 e que pesquisou 219 das 246 cidades goianas. Nacionalmente, Catalão alcançou a 104ª colocação.
Os dados utilizados pela Firjan são de 2013. Considerando a mesma pesquisa do ano anterior, cujas informações pesquisadas foram de 2012 — quando o prefeito era Velomar Rios (PMDB) –, a cidade subiu 26 posições em Goiás (estava no 33º lugar) e 571 posições no ranking nacional (estava em 675º).
De acordo com o prefeito Jardel Sebba (PSDB), a prioridade da gestão tem sido a transparência das contas públicas e a qualidade da governança à frente da Prefeitura de Catalão.
O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) considera receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida do município no ano de 2013, atribuindo nota de 0 a 1. Catalão recebeu nota geral de 0,727: 0,809 em gastos com pessoal; 0,552 em investimentos; 0,884 em liquidez; e 0,893 em custo da dívida.
Enquanto que 75% dos municípios goianos estão em situação de gestão fiscal difícil ou crítica, Catalão está entre os 14,2% municípios com boa gestão, ainda segundo a Firjan. O prefeito Jardel Sebba atribui a boa colocação de sua gestão à administração transparente e legal dos recursos públicos.
“Desde que assumi o Palácio Pirapitinga, a prioridade é desempenhar todas as ações dentro da lei, sem irresponsabilidades e sem manobras fiscais. Apesar da situação alarmante com a que nos deparamos logo no primeiro dia de governo, conseguimos colocar as contas públicas nos eixos de forma responsável e de forma que não prejudicasse a população nem o andamento de obras e serviços públicos”, enfatiza ele.
Sobre a ascensão de Catalão no IFGF, Jardel afirma que os números são claros: “Saímos da 33ª posição para a 7ª em nível estadual, e de um 675º lugar para o 104º nacionalmente. É um enorme salto em questão de gestão fiscal”.
Para o tucano, o trabalho desenvolvido nos primeiros anos da gestão está dando resultados agora e o índice corrobora com a assertiva. “Trabalhamos muito para que Catalão seja uma das cidades mais bem administradas do País, e o resultado está aparecendo. O índice da Firjan é mais uma comprovação do nosso esforço”, arrematou.
Nos primeiros lugares no ranking estadual apareceram as cidades de Aparecida de Goiânia (0,793), Acreúna (0,755), Goiandira (0,747), Montes Claros de Goiás (0,737), Urutaí (0,736) e Águas Lindas de Goiás (0,731).