Fica 2015 será realizado entre os dias 11 e 16 de agosto

Secretária Raquel Teixeira confirmou mudança na data nesta quarta (3/6). Principal explicação para atraso foi o Orçamento do Estado, que só foi disponibilizado em maio

Tema desta edição será a água | Foto: Alexandre Parrode

Segundo a Prefeita de Goiás, Selma Bastos, a comunidade local não vê problema na alteração da data | Foto: Alexandre Parrode

A secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, o superintendente de Cultura, Aguinaldo Coelho e a prefeita de Goiás, Selma Bastos, anunciaram que o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será realizado entre os dias 11 a 16 de agosto.

A 17ª edição do festival sofreu atraso na data devido às mudanças no orçamento do governo do Estado. Segundo a secretária, apenas em maio ficaram definidos os recursos para o evento — que sofreu corte de 2,5 milhões.

Também foi confirmada pela secretária a vitória da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Idesa. Foram 317 filmes inscritos, sendo que destes, 111 são internacionais e 52 goianos.

De acordo com a prefeita de Goiás, Selma Bastos, a comunidade local não vê prejuízo na mudança da data. “Por motivos de forças administrativas sofremos essa alteração, mas não há problemas. Para Goiás, o mês de agosto é um bom mês”, garantiu.

“Temos uma ótima relação com o Governo de Goiás. Uma relação amiga e eu vim aqui hipotecar nosso apoio à secretária”, afirmou a prefeita. Aguinaldo Coelho aproveitou a ocasião para revelar o tema desta edição: a água.

Até então previsto para ocorrer entre os dias 23 e 26 de junho, o festival teve os prazos alterados devido aos atrasos na homologação do resultado que escolheu a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) vencedora para a produção do festival.

O adiamento na data do festival foi divulgado com exclusividade pelo Jornal Opção Online, no dia 27 de maio. Na ocasião, a secretária Raquel Teixeira contou à reportagem que não via como um problema a mudança. “Se atrasar, não será um drama. O importante é: o festival vai acontecer e será um sucesso”, enfatizou.

A edição de 2015 do festival será marcada pela adoção de um novo formato. Dessa vez, o evento não contará com a presença de shows musicais de artistas nacionais. Ao invés disso, serão realizados 28 concertos de artistas goianos, sendo que a abertura e o encerramento do evento ficarão a cargo das orquestras Jovem e Filarmônica de Goiás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.