Secretária terá que responder sobre polêmica visita à casa de mulher que arrancou o próprio dente com alicate por falta de atendimento odontológico em Goiânia

Secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué | Foto: Alberto Maia

Os vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia aprovaram na manhã desta segunda-feira (11/12) requerimento convocando novamente a secretária Fátima Mrué para prestar depoimento.

[relacionadas artigos=”112182,110142″]

Desta vez ela terá que esclarecer as circunstâncias da visita feita por uma comitiva da SMS à casa da Dona Celina, mulher que ficou nacionalmente conhecida após relatar que arrancou o próprio dente com um alicate porque não conseguiu atendimento odontológico.

“Ela pode até não sair da secretaria, mas vai se cansar de vir aqui prestar esclarecimentos. Vamos convocá-la quantas vezes forem necessárias”, disse o presidente da CEI, vereador Clécio Alves (PMDB).

A secretária foi à casa de Dona Celina acompanhada de funcionários da SMS, entre eles o assessor de Comunicação e a chefe de gabinete. Em depoimento à CEI, Dona Celina disse que foram oferecidas cestas básicas a ela e, depois, o assessor Carlinhos do Esporte teria pedido para que ela não falasse mal da secretária em entrevista.

Em depoimento na manhã desta segunda-feira, o assessor disse aos vereadores do colegiado que a doação foi oferecida por ele de forma pessoal, mas não chegou a ser feita depois do depoimento de Dona Celina à comissão. Ele negou que tenha pedido para que ela não falasse mal da secretária, mas admitiu que parte da conversa foi gravada, possivelmente de forma clandestina.

Esta é a segunda vez que Fátima Mrué é convocada a prestar esclarecimentos desde que a CEI foi instalada. Da primeira vez, ela foi questionada sobre a falta de repasses da SMS a clínicas, laboratórios e hospitais credenciados e também sobre qual é o valor da dívida da órgão municipal.

O depoimento da secretária ficou marcado para a próxima segunda-feira (18/12).No mesmo dia também retornará à comissão o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Cássio Muriel da Silva, responsável pelos pagamentos da rede prestadora de serviços do SUS no município.

Na próxima terça-feira (12), às 13h30, os membros da CEI farão nova diligência pelas unidades de saúde e na quarta (13), eles se reunirão com o defensor público Thiago Ordones, no Ministério Público Estadual, às 14 horas.