Família celebra centenário do escritor Basileu Toledo França
17 setembro 2019 às 13h52

COMPARTILHAR
Teatro-escola no Setor Leste Universitário que leva o nome do homenageado recebe solenidade às 19 horas

A memória do historiador, jornalista, escritor jataiense e entusiasta da cultura Basileu Toledo França será lembrada em solenidade hoje às 19 horas. O evento celebra a data que marca os 100 anos de nascimento do filho de Jataí que dá nome ao Teatro-Escola Basileu França, em Goiânia, que será palco da ocasião festiva.
Falecido em 22 de novembro de 2003 aos 84 anos, Basileu Toledo França tem como um de seus principais títulos o livro “Pioneiros”, um romance que se baseia na história de Jataí, no Sudoeste goiano, lançado em 1954. A obra é uma das mais de 20 escritas pelo jataiense ilustre que ganhou homenagens ao ter seu nome escolhido para batizar o Centro Cultural Basileu Toledo França em 8 de junho de 2002, ainda em vida.
Foi naquela ocasião, na cidade de Jataí, que Basileu França voltou à infância. “Hoje, ao retornar a este lugar mágico da meninice, nossa querida matinha do Olho D’Água, onde jorrava dia e noite em bica rústica a água pura para o banho público, eu me encanto ainda com as lembranças e tenho a inefável alegria de ver meu próprio nome no frontispício deste centro de cultura.”
E continua, satisfeito pelo reconhecimento e homenagem: “Sem dúvida alguma representa mais do que esperava da vida de garoto pobre, mas feliz: ser lembrado assim pelos conterrâneos. Jamais poderia sonhar com prêmio tão alto e significativo, embora não tenha feito outra coisa especial na vida adulta de homem de letras senão pesquisar, estudar e difundir os verdadeiros valores do povo, da terra e da cultura brasileira. De modo muito particular de Jataí e sua bela região”.
Jataiense com amor
Hoje é mais uma daquelas oportunidades das quais, como no dia 8 de junho de 2002 em Jataí, Basileu França adoraria estar presente para repetir o final de seu discurso na inauguração do centro cultural em sua cidade natal. “Por tudo isso, a homenagem que me está sendo conferida de ser o patrono desta casa representa o maior galardão de minha vida intelectual. Uma consagração na própria terra natal, que tanto amo e procuro dignificar”, agradeceu o historiador há 17 anos.
Às 19 horas de hoje, outro espaço que leva seu nome será palco da homenagem ao centenário de um goiano que atuou na divulgação da cultura goiana. Amigos, familiares, admiradores e pesquisadores acompanharão a solenidade no Teatro-Escola Basileu França, que fica na Avenida Universitária, número 1.750, no Setor Leste Universitário, em Goiânia.
No dia 28 de setembro, o centenário de Basileu França será lembrado às 9 horas no Museu Histórico de Jataí.
