O FDA, agência federal que regula medicamentos, está investigando a falha que provocou o cancelamento da distribuição futura das doses do imunizante

Foto: Divulgação

Funcionários de uma fábrica em Baltimore, nos Estados Unidos, misturaram, acidentalmente, dois ingredientes que acabaram prejudicando cerca de 15 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson. O erro técnico obrigou o órgão regulador americano a atrasar a autorização para a produção das vacinas na unidade.

Segundo o jornal New York Times, a unidade fabrica doses das vacinas contra coronavírus da AstraZeneca e da Janssen, que é o braço de saúde da multinacional Johnson & Johnson. O FDA, agência federal que regula medicamentos, está investigando a falha, que provocou o cancelamento da distribuição futura das doses do imunizante da Johnson & Johnson nos EUA.

Ainda de acordo com a reportagem, as doses que já distribuídas e que estão sendo aplicadas na população americana não foram afetadas pela falha humana, haja vista que as doses em questão foram produzidas nos Países Baixos. A unidade de Baltimore, gerenciada pela Emergent BioSolutions, estava responsável pela produção de todas as dezenas de milhões de doses da vacina da J&J que seriam distribuídas nos EUA nos próximos meses.