A Universidade Federal de Goiás (UFG) comunicou, com pesar, a morte da professora Janine Helfst Leicht Collaço, ocorrida na noite de quinta-feira, 5, em sua residência, em Goiânia. Janine era docente da Faculdade de Ciências Sociais da UFG há mais de uma década e, de acordo com relatos de amigos, enfrentava problemas de saúde.

A notícia causou grande comoção entre alunos e ex-colegas de trabalho, que manifestaram seu luto nas redes sociais. Mensagens de carinho e gratidão surgiram, como a de uma aluna que afirmou: “Obrigada pelo conhecimento repassado, foi um privilégio!”. Outra internauta comentou: “Uma perda imensa em tantos aspectos para os que ficam”.

Devido à sua morte, a UFG suspendeu todas as atividades da Faculdade de Ciências Sociais nesta sexta-feira, 6. A professora deixa o marido e duas filhas, porém, informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

Janine era conhecida por sua dedicação à docência e à pesquisa. Mestra e doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), ela se tornou professora da UFG em 2012. Atuou como vice-diretora da Faculdade de Ciências Sociais entre 2014 e 2018 e, no momento de seu falecimento, era vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Apaixonada por gastronomia, fundou e liderou o Grupo de Estudos em Consumo, Cultura e Alimentação (Gecca) e coordenou o Centro de Ciência e Tecnologia em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional da Região Centro-Oeste. Além disso, orientou inúmeros trabalhos acadêmicos, deixando um importante legado na área.

A UFG e outras instituições, como o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), publicaram notas de pesar, ressaltando sua brilhante trajetória acadêmica e seu compromisso com a educação pública.

“Sua trajetória acadêmica e compromisso com a educação pública foram exemplos de excelência e inspiração para todos que tiveram a honra de trabalhar ao seu lado. A professora Janine Collaço será sempre lembrada pelo seu brilhantismo intelectual, sua gentileza e sua incansável busca pelo conhecimento e pela justiça social”, afirmou o Adufg-Sindicato.

“Consternada com essa perda, a comunidade FCS UFG registra aqui suas mais sinceras condolências a familiares e amigos da professora Janine e, em luto e sua homenagem, suspenderá as atividades nesta sexta-feira”, completou a UFG em nota.