COMPARTILHAR

Resolução do Conatran avaliou que o mal uso do equipamento pode ser ainda mais prejudicial em situações de incêndio. Decisão deve passar a valer nos próximos dias

| Foto: Cristino Martins/ Agência Pará
Determinação suspende obrigatoriedade do equipamento dia antes de passar a valer o uso dos extintores tipo ABC | Foto: Cristino Martins/ Agência Pará

Os extintores de incêndio, obrigatórios em carros de todo o país, passarão a ser opcionais após decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução deve ser publicada nos próximos dias e então o motorista que não estiver com o equipamento não será multado. Uma das preocupações do órgão é que o uso incorreto pode apresentar ainda mais riscos em uma situação de incêndio.

Atualmente, o motorista pego sem o equipamento de segurança é multado em R$127,69 e cinco pontos na carteira. A norma vale desde 1970 e seguirá em vigência para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, caminhonetes, camionetas, triciclos de cabine fechadas e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

A previsão era de que, a partir de 1º de outubro, passasse a vigorar uma lei que determinava a obrigatoriedade de extintores do tipo ABC. Na realidade, os novos extintores deveriam estar em uso desde janeiro, mas o mercado não conseguiu atender a demanda e a decisão foi adiada. A decisão pelo tipo ABC foi tomada porque este equipamento consegue conter princípio de incêndios materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.