Executivo e Legislativo de Trindade têm avanço transparência dos atos públicos

O esforço de prefeito e presidente da Câmara mostra uma estratégia para cumprir um compromisso com a transparência

Prefeitura e Câmara Municipal de Trindade celebraram em 2022 os bons resultados de seus investimentos e iniciativas para dar transparência aos dados públicos. Com ações próprias, gestões de Marden Júnior, no Executivo, e Wesley Cabeção, no Legislativo, avançaram posições dos poderes de Trindade, aprimorando sistemas para facilitar acesso aos dados públicos em seus portais, o que é um compromisso com a transparência

Os Poderes Executivo e Legislativo de Trindade deram saltos históricos em transparência nas informações institucionais publicadas em seus sites de um ano para cá. O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) mostrou recentemente que Prefeitura e Câmara trindadenses tiveram a mesma tendência positiva no avanço da exposição de seus dados nos portais.

Da parte da Prefeitura, o prefeito Marden Júnior celebrou uma avaliação do TCM de 99,43 no índice de transparência de 2021. Foi a maior nota, junto com Senador Canedo, entre os municípios goianos com mais de 100 mil habitantes. As duas prefeituras foram seguidas de seguidas de Itumbiara (99,14), Rio Verde (99,04), Goiânia (98,08) e Anápolis (95,59).

No Legislativo de Trindade, o presidente da Casa, vereador Wesley Cabeção, também festejou os avanços da Câmara durante evento nesta semana. A nota de 97,84% no índice de transparência de 2021 foi um salto em relação aos 82,6% de nota anteriormente recebida pela Câmara de Vereadores de Trindade.

O esforço de prefeito e presidente da Câmara mostra uma estratégia para cumprir um compromisso com a transparência.

“Estamos cumprindo o que prometemos, que era fazer uma gestão de eficiência, com transparência, uma gestão honesta”, declarou Marden Júnior.

O relatório do TCM confirmou uma crescente e rápida melhoria da Prefeitura no trato dos dados públicos, com salto de 6 posições no ranking dos 246 municípios em relação a 2020, quanto teve avaliação de 95,07 e ficou na 21ª posição, contra a 16ª posição que Trindade alcançou na atual.

O Poder Executivo de Trindade ficou entre os 15 municípios parabenizados pelo TCM porque tiveram índice acima de 99% no cumprimento da Lei de Acesso à Informação. E, mesmo estando no primeiro lugar entre as maiores cidades goianas, a Controladoria Geral do Município hoje trabalha para identificar e sanar o meio ponto percentual que faltou para que a nota fosse a máxima.

Já a Câmara Municipal de Trindade também alcançou um feito histórico, cumprindo com 97,84% do que é exigido pela Lei. “Fruto de um trabalho sério, de compromisso com a nossa comunidade, subimos da 53º posição para a 12º”, afirma Wesley Cabeção, que reforça citando que a meta é chegar aos 100%. “Estamos trabalhando muito para isso”, finaliza.

As informações analisadas pelo TCM correspondem às determinações da lei, especialmente quanto à transparência da gestão fiscal, dados sobre licitações e contratos, remuneração de servidores, execução orçamentária, serviço de informação ao cidadão e divulgação da estrutura e contato de Executivos e Legislativos municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.