O ex-deputado estadual Vinicius Cirqueira, presidente do PSB em Goiânia, foi inocentado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Em 2020, o parlamentar teve o mandato cassado e ficou inelegível sob acusação de uso indevido de recursos do fundo eleitoral.

No processo de cassação, o Ministério Público Eleitoral acusou Vinicius de “apropriar-se” de R$ 209.555 de recursos no pleito de 2018, quando disputou a eleição pelo antigo Pros – partido que foi incorporado pelo Solidariedade. Segundo a denúncia, o dinheiro não foi registrado em sua conta bancária de campanha, o que teria impedido o controle e destinação dos gastos na prestação de contas do deputado.

Na época e recentemente, Vinicius reforçou sua inocência no caso e pontuou que os recursos eram administrados pelo partido. Na sentença, assinada pelo juiz Alessandro Pereira Pacheco, da 135ª Zona Eleitoral de Goiânia/GO, a qual o Jornal Opção teve acesso, a defesa do ex-deputado argumentou “que na prestação de contas do candidato, que deu ensejo à abertura do inquérito supra mencionado, não ficou caracterizada a apropriação indébita, mas sim a ausência de documentos formais necessários para a comprovação dos gastos”.

Sobre a nova decisão, Vinicius Cirqueira contou ao Jornal Opção que ainda está “digerindo a notícia”. Acerca do futuro, uma vez que agora terá todos os direitos políticos, ele conta que seguirá com a coordenação da chapa de vereadores do PSB em Goiânia.

“Nem tenho planejamento ainda. Eu vou conversar com o Elias [Vaz, presidente do PSB em Goiás] para ver se serei candidato a vereador, prefeito ou vice, ou não vou sair candidato a nada. Só continuar o meu trabalho aqui no partido”, enfatizou.

Grupo de Bruno Peixoto

O PSB compõe o grupo de partidos (Avante, PRD, PMB e Agir) coordenado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB). As quatro legendas já declararam apoio ao pré-candidato da base governista, Sandro Mabel (UB). Como está na base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a tendência é que a sigla integre a candidatura da deputada federal Adriana Accorsi, na corrida pela Prefeitura de Goiânia. 

Leia também: