Estrategista da XP Investimentos fala em Goiânia sobre perspectivas eleitorais do mercado

Palestra com Celson Plácido que abordará o cenário econômico no contexto da pré-campanha será realizada na quinta-feira (2/8) às 12 horas no Kanpai Blue

Celson Plácido, sócio e estrategista-chefe da XP Investimentos, vem a Goiânia nesta quinta-feira (2/8) | Foto: Divulgação

Sócio e estrategista-chefe da XP Investimentos, Celson Plácido virá a Goiânia na quinta-feira (2/8) para ministrar uma palestra sobre o cenário econômico e as perspectivas no período pré-eleitoral no segundo semestre deste ano. O evento será realizado às 12 horas no restaurante Kanpai Blue, que fica no Flamboyant Shopping Center. As inscrições já foram encerradas.

Pela primeira vez na capital goiana, Plácido também falará sobre a metodologia de trabalho da XP Investimentos, uma das principais empresas do mercado financeiro na oferta de produtos pela internet. A empresa conta com 550 mil clientes, R$ 120 bilhões sob custódia e tem uma carta de 3,2 mil assessores de investimentos em diversas partes do Brasil.

Quem for à palestra poderá ver a comparação que o estrategista-chefe da XP Investimentos fará sobre momentos da história econômica do Brasil. Um dos períodos abordados será o de 2008, quando havia um cenário promissor que favorecia os investidores com pouco conhecimento do mercado. “O pessoal da área até brincava que parecia que qualquer pessoa era expert em alguma coisa, mas num momento de crise tudo muda. Na verdade, o cenário para investimentos muda o tempo todo e tem que se analisar todas as variáveis para apostar em um ou outro ativo. A situação atual é bem diferente agora”, explica.

Mais detalhes sobre os ativos de empresas como a Petrobras e a Vale serão apresentados por Plácido durante a palestra. Outro ponto abordado será a rotina do assessor de investimentos. “Primeiramente, esse profissional precisa gostar de ler e não somente aquilo que gosta. Ele precisa entender que hoje a política influencia a economia e é preciso estar muito atento às intervenções realizadas pelo Banco Central, por exemplo.”

De acordo com o palestrante, os grandes diferenciais na hora de escolher as melhores aplicações estão no entendimento sobre a macroeconomia e os setores que influenciam cada empresa. Plácido afirma que o brasileiro ainda conhece pouco o mercado de investimentos, o que faz com que acabe por perder dinheiro. O estrategista-chefe da XP lembra que temos no País R$ 715 bilhões que estão em 153 milhões de contas poupança com rendimentos muito baixos.

Segundo os dados apresentados pelo palestrante, 95% dos ativos de investimentos do varejo brasileiro está concentrado nos bancos, enquanto nos Estados Unidos esse percentual é de apenas 13%. Plácido defende a “desbancarização”, que ainda estaria em seu processo inicial no País.

Celson Plácido

O palestrante tem mais de 18 anos de experiência no mercado financeiro. Antes da XP Investimentos, foi analista de ações no Banco Icatu, BBA, Santander, Petros e GP Investimentos. Também ocupou o cargo de sócio e gestor de fundos de ações na Opus Gestão de Recursos. Quando entrou na XP Investimento em 2009, Plácido era da área comercial voltada aos clientes institucionais.

Desde 2013, o profissional cuida da parte de análise da empresa. Plácido é pós-graduado em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Henrique Fernandes, sócio-fundador da LHx, diz que a palestra se faz oportuna no momento de pré-campanha eleitoral pelo qual o Brasil passa. Segundo Fernandes, os investidores que querem planejar poderão aproveitar a chance de analisar cenários com “um dos maiores especialistas do País”.

“A palestra tem como público-alvo os grandes investidores goianos que, com certeza, entenderão o quanto é valiosa a orientação de quem analisa o mercado com todas suas nuances positivas e negativas e assim faz o dinheiro render da melhor forma possível mesmo num período de crise e incertezas”, pontua o sócio-fundador da LHx.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.