Estado reúne mais de 15 mil assinaturas em apoio às 10 Medidas Contra Corrupção do MPF

Trabalho do governo estadual, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, conseguiu 12,8 mil apoios, além de outros 2,6 mil entregues pela Secretaria de Saúde

Foto: Divulgação

Secretário-chefe da CGE, Adauto Barbosa Júnior, faz entrega das assinaturas ao procurador da República, Helio Telho, do MPF GoiásCo | Foto: Divulgação

O Governo de Goiás reuniu 15,4 mil assinaturas em apoio à campanha lançada pelo Ministério Público Federal (MPF) 10 Medidas Contra a Corrupção. O trabalho foi liderado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), que conseguiu 12,8 mil assinaturas, que se somaram às 2,6 mil recolhidas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

De acordo com o Estado, os formulários já foram entregues ao MPF. Em todo o país, a campanha já superou a meta de 1,5 milhão de assinaturas, chegando a 1,63 milhão no dia 9 de março.

A campanha foi lançada em Goiás no dia 24 de agosto de 2015. Desde então, a CGE e os outros órgãos do Estado se empenharam na coleta de assinaturas em apoio à iniciativa. Além do engajamento dos servidores públicos da pasta e de secretarias que funcionam no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a Controladoria-Geral do Estado divulgou a campanha nas unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior, onde foram coletadas assinaturas dos servidores e usuários. Ações em faculdades e universidades de outras cidades goianas também foram feitas para conseguir apoio da população.

O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Adauto Barbosa Júnior, disse que houve apoio integral à campanha desde o início por tratar-se de ação consistente de prevenção e combate à corrupção, de promoção da transparência pública e estímulo ao exercício do controle social do poder público. Adauto destacou o empenho da CGE para conseguir as assinaturas obtidas nas ações, em especial realizadas pela equipe da Superintendência Central de Transparência Pública.

Campanha

A campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, lançada em todo o Brasil pelo MPF, tem como objetivo reunir as assinaturas necessárias para apresentar ao Legislativo um projeto de iniciativa popular, propondo mudanças na legislação para coibir e punir mais severamente os crimes de corrupção. A meta é agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e as ações criminais.

As dez medidas são: prevenção à corrupção, transferência e proteção à fonte de informação; criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; eficiência dos recursos no processo penal; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma do sistema de prescrição penal; ajustes nas nulidades penais; responsabilização de partidos políticos e criminalização do caixa 2; prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado e recuperação do lucro derivado do crime. (Com Gabinete de Imprensa)

Assista ao vídeo do MPF para divulgar a campanha:

4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Marta Helena Rodrigues

Assino embaixo!

jailson roque costa miranda

jailson roque costa mirada

Cristina Santana

Eu apoio essas 10 medidas contra a corrupção

Dilton Oliveira dos Santos

Eu apoio as 10 medidas contra a corrupção.