Estado reúne mais de 15 mil assinaturas em apoio às 10 Medidas Contra Corrupção do MPF

Trabalho do governo estadual, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, conseguiu 12,8 mil apoios, além de outros 2,6 mil entregues pela Secretaria de Saúde

Foto: Divulgação

Secretário-chefe da CGE, Adauto Barbosa Júnior, faz entrega das assinaturas ao procurador da República, Helio Telho, do MPF GoiásCo | Foto: Divulgação

O Governo de Goiás reuniu 15,4 mil assinaturas em apoio à campanha lançada pelo Ministério Público Federal (MPF) 10 Medidas Contra a Corrupção. O trabalho foi liderado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), que conseguiu 12,8 mil assinaturas, que se somaram às 2,6 mil recolhidas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

De acordo com o Estado, os formulários já foram entregues ao MPF. Em todo o país, a campanha já superou a meta de 1,5 milhão de assinaturas, chegando a 1,63 milhão no dia 9 de março.

A campanha foi lançada em Goiás no dia 24 de agosto de 2015. Desde então, a CGE e os outros órgãos do Estado se empenharam na coleta de assinaturas em apoio à iniciativa. Além do engajamento dos servidores públicos da pasta e de secretarias que funcionam no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a Controladoria-Geral do Estado divulgou a campanha nas unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior, onde foram coletadas assinaturas dos servidores e usuários. Ações em faculdades e universidades de outras cidades goianas também foram feitas para conseguir apoio da população.

O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Adauto Barbosa Júnior, disse que houve apoio integral à campanha desde o início por tratar-se de ação consistente de prevenção e combate à corrupção, de promoção da transparência pública e estímulo ao exercício do controle social do poder público. Adauto destacou o empenho da CGE para conseguir as assinaturas obtidas nas ações, em especial realizadas pela equipe da Superintendência Central de Transparência Pública.

Campanha

A campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, lançada em todo o Brasil pelo MPF, tem como objetivo reunir as assinaturas necessárias para apresentar ao Legislativo um projeto de iniciativa popular, propondo mudanças na legislação para coibir e punir mais severamente os crimes de corrupção. A meta é agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e as ações criminais.

As dez medidas são: prevenção à corrupção, transferência e proteção à fonte de informação; criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; eficiência dos recursos no processo penal; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma do sistema de prescrição penal; ajustes nas nulidades penais; responsabilização de partidos políticos e criminalização do caixa 2; prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado e recuperação do lucro derivado do crime. (Com Gabinete de Imprensa)

Assista ao vídeo do MPF para divulgar a campanha:

4
Deixe um comentário

4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Marta Helena Rodrigues

Assino embaixo!

jailson roque costa miranda

jailson roque costa mirada

Cristina Santana

Eu apoio essas 10 medidas contra a corrupção

Dilton Oliveira dos Santos

Eu apoio as 10 medidas contra a corrupção.