Espetáculo de dança goiano estreia turnê nacional com apresentação em Anápolis

Exibição do Mazombo acontece no Teatro são Francisco às 20 horas do próximo sábado (26/5)

Mazombo | Foto: Divulgação

A música e a poesia como ferramentas de construção da identidade cultural caipira metropolitana. Esta é a proposta do espetáculo de dança Mazombo da Fohat Companhia de Dança que estreia em turnê do próximo sábado (26/5), com uma apresentação no Teatro São Francisco, em Anápolis.

Serão 15 exibições de maio a outubro deste ano, confirmadas em diversas cidades do país. Na apresentação, 12 bailarinos se revezam no palco em narrativas corporais que complementam os significados contidos na música e na poesia, que fazem uma analogia do não pertencimento do caipira metropolitano com o do mazombo, nome dado à categoria étnico-social do Brasil-colônia utilizada como referência aos filhos de europeus e seus descendentes (mestiços ou não) nascidos na colônia, que não se encaixavam nas categorias étnico-sociais existentes.

Para o produtor executivo do espetáculo, Hugo Vaz, Mazombo também recupera a riqueza cultural por meio da diversificação. “A relevância cultural desse projeto é, em grande medida, à diversidade que se encontra tanto no aspecto rítmico, quanto estético e poético da obra. A Fohat busca, na construção das narrativas corporais, explorar a diversidade de linguagens corporais. Os estilos de dança se manifestam cada um a seu momento”, conta.

A diretora do espetáculo e também diretora da companhia, Ariadna Vaz, disse que a apresentação trará coreografias diversas que passearão por nosso país em ritmos e estilos diversos. “Vamos mostrar toda a versatilidade do nosso povo, projetando em dança e música um show dinâmico, colorido e cheio de surpresas”, adianta.

Vale lembrar que a trilha sonora de Mazombo foi vencedora do festival do SESI, Canta Cerrado, com a música Cabeça Calabouço. A canção será a principal inspiração para a criação do espetáculo de dança, na expectativa da inovação e valorização da nossa cultura. O ingresso custa R$ 50 inteira e R$ 25,00 meia.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.