Especialista explica a importância de se ensinar Educação Financeira nas escolas

Professora universitária destaca que o período escolar é o momento propício para ensinar a cuidar do dinheiro

Foto: Reprodução

Educação Financeira é um tema que está em alta na Capital desde a aprovação da lei na Câmara Municipal, que a torna obrigatória no currículo escolar. A lei institui a realização de atividades extracurriculares sobre o código de defesa do consumidor e educação financeira nas escolas de Goiânia.

Silmara Epifânia, que foi técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG), tem uma empresa que contempla as intenções da lei recém-aprovada. A empresa, que está incubada na universidade, se propõe a ensinar matemática às crianças por meio de jogos lúdicos. Em parceria com a UFG, a professora instiga as crianças a já terem um contato com a educação financeira.

Para ela, é importante um projeto com esse, porque “as crianças já entendem desde cedo como é lidar com tudo o que ela tem e ganha”. Para a professora isso vai fazer com que os estudantes entendam como eles podem minimizar problemas financeiros.

“É importante também apresentar outros meios de moeda, ensinar o que se pode trocar”, afirma. Segundo ela, esse ensino também é relevante para que as crianças aprendam a aplicar tudo o que elas recebem dos pais. “E a escola é um momento propício para isso”, finaliza.

O projeto

O deputado Eduardo Prado (PV) conseguiu aprovar seu projeto de lei na Câmara, no começo do mês de setembro, para a promoção de atividades extracurriculares sobre educação financeira. Além disso, o projeto também coloca o código de defesa do consumidor como objeto de estudo nas atividades a respeito nas escolas.

O Projeto Lei também regulariza que as atividades sejam realizadas todo mês de março, que é o mês do consumidor. O dia 15 de março é oficialmente o Dia Mundial do Consumidor, criado em 1972 pelo presidente estadunidense John Kennedy.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.