Escolha de líder de Iris na Câmara volta à estaca zero e reunião é adiada

Após Paulinho Graus “desistir” de assumir posto, prefeito retoma conversas e decisão só será anunciada um dia antes da volta do recesso parlamentar

Vereador Tiãozinho Porto | Foto: Alberto Maia

O processo de escolha do novo líder do prefeito na Câmara Municipal de Goiânia voltou à estaca zero. Isso porque o tido como pule de dez, vereador Paulinho Graus (PDT), acabou “sendo desistido” do cargo.

Em entrevista ao Jornal Opção nesta segunda-feira (29/1), o pedetista afirmou que será candidato a deputado estadual e, portanto, não “terá tempo” para se dedicar ao posto. Nos bastidores, a informação é de que ele teria sido vetado por não se comprometer com a campanha da primeira-dama Iris Araújo (MDB) à deputada federal.

Assim, o cenário, que estava praticamente consolidado, se esfacelou. A situação é tão crítica que a reunião marcada para esta terça-feira (30/1), quando o prefeito Iris Rezende (MDB), anunciaria sua base e o nome do líder, foi transferida para quarta (31).

Hoje, são dois os nomes mais cogitados pelo Paço para a liderança: Welington Peixoto (MDB) e Tiãozinho Porto (PROS). O primeiro tem menos chances, pois desagrada a primeira-dama — que não o perdoa nem a seu irmão, o deputado Bruno Peixoto (MDB), por não terem se empenhado em sua campanha à reeleição em 2014 (quando acabou derrotada).

O vereador pelo PROS, apesar de novato, é tido pelos colegas como o nome do consenso entre o Paço e a Câmara. Não é, de fato, o ideal, pois alguns ainda o veem com certa desconfiança — acham que trabalhará mais pelos interesses de Iris do que dos parlamentares.

À reportagem, Porto confirmou o interesse de assumir a liderança, ressaltando sua lealdade ao prefeito. “Sempre o defendi na Câmara, único projeto que fui contra foi o do IPTU, mas o resto eu acompanhei a base. Sou um admirador, gosto, Iris é fantástico como político, sou fã dele. Pode ser que eu esteja fortalecido por isso”, conjecturou.

No entanto, ele fez questão de refutar um suposto alinhamento cego com a prefeitura: “Primeiro, estamos lá pelo interesse do povo. Se tem um vereador que quer um projeto que vai beneficiar a população, o Paço não irá contra. Inclusive, a própria oposição comentou que meu nome seria um bom nome, por que eu tenho um bom trânsito com todos.”

Iris Rezende se reuniu com o núcleo duro do secretariado na tarde desta segunda-feira (29) para discutir a escolha do líder e outro encontro deve ocorrer nesta terça (30).

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rosa

Quem é Iris Araújo?