Endividamento cresce e atinge 67,5% das famílias brasileiras, diz CNC
03 setembro 2020 às 14h06
COMPARTILHAR
Inadimplência também cresceu, quase alcançando 26,7% em agosto, contra 24,3% registrados no mesmo período do ano passado
Dados divulgados nesta quinta-feira, 3, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelam que o endividamento cresceu no país, atingindo 67,5% das famílias brasileiras. O total leva em consideração dívidas com atraso ou não.
Já a inadimplência chegou a 26,7% das famílias em agosto, percentual superior aos 26,3% de julho deste ano e aos 24,3% de agosto do ano passado.
As famílias que não terão condições de pagar suas contas chegou a 12,1% acima de julho (12%) e de agosto do ano passado (9,5%).
Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, as famílias com maior renda têm aumentado a poupança em detrimento do consumo, principalmente de serviços, mas as famílias com renda mais baixa têm tido mais necessidade de crédito.
De acordo com a CNC, embora estejam mais endividadas, as famílias reduziram a parcela média da renda comprometida com dívidas em agosto. Entre as famílias endividadas, 21,4% afirmaram ter mais da metade da renda mensal comprometida com o pagamento destas dívidas, a terceira queda consecutiva depois de ter atingido 22,4% em abril. (Com informações da Agência Brasil)