O VII Encontro Nacional de Escritores será realizado no próximo dia 28 de maio, às 10h, no Sesc Cidadania, em Goiânia, reunindo autores, pesquisadores e leitores em um evento que marca a retomada de uma tradição literária no estado. Organizado pela União Brasileira de Escritores, o encontro também terá o lançamento do livro “Literatura goiana: pioneiros e contemporâneos – volume 1”, financiado pela Lei Goyazes.

Em entrevista ao Jornal Opção, o presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) em Goiás Ademir Luiz afirmou que o encontro surge com um “espírito de retomada”, fazendo referência ao evento realizado em 2004, durante a gestão da escritora Malu Ribeiro na UBE Goiás. Segundo ele, o objetivo é fortalecer o espaço da literatura goiana no cenário nacional e ampliar o diálogo entre autores e público.

“O próximo passo era reunir todos novamente. Existe um interesse genuíno pela leitura e pela cultura em Goiânia, e um evento como esse pode fazer esse movimento cultural e literário eclodir ainda mais”, afirmou.

Ademir afirmou que, ao longo das últimas duas décadas, a entidade promoveu ações importantes de circulação literária, como oficinas de escrita criativa e encontros com autores de projeção nacional. Entre os nomes citados por ele estão Daniel Galera e Ana Miranda. O escritor também ressaltou o papel do Sesc como parceiro na realização de eventos culturais e literários em Goiás.

Durante o encontro será apresentado o primeiro volume da obra “Literatura goiana: pioneiros e contemporâneos”, organizada a partir de autores considerados fundamentais para diferentes fases da produção literária goiana.

Segundo Ademir Luiz, a proposta foi construir um panorama histórico da literatura do estado, reunindo desde nomes pioneiros até escritores contemporâneos reconhecidos nacionalmente.

Entre os autores citados estão Hugo de Carvalho Ramos, Henrique Silva, Maria Helena Chein e Gilberto Mendonça Teles, homenageado desta edição do encontro. “O Gilberto Mendonça Teles foi quem ajudou a colocar a literatura goiana no cenário nacional. Ele faz essa ponte entre a tradição e a modernidade”, afirmou.

O organizador reconhece que diversos nomes ficaram de fora do primeiro volume, mas afirma que um segundo livro já está em preparação. Entre os autores que deverão aparecer na nova edição estão Miguel Jorge, Heleno Godoy e Darcy D’Onofrio.

Literatura goiana vive momento “rico”, diz escritor

Na avaliação de Ademir Luiz, a literatura produzida atualmente em Goiás vive um dos momentos mais fortes das últimas décadas, impulsionada tanto por novos autores quanto pelo apoio institucional de projetos culturais.

Ele elogiou o trabalho da secretária estadual de Cultura, Yara Nunes, e afirmou que editais e incentivos culturais têm sido fundamentais para fortalecer a produção literária local. “A geração atual é extremamente rica e competente. Temos nomes muito fortes surgindo”, afirmou.

Entre os escritores contemporâneos destacados por ele estão Thaís Monteiro, Solemar Oliveira e Renan Alves.

Além do encontro, Ademir Luiz também lançará no evento o romance “O Wikiota”, obra que discute os impactos da cultura digital e das redes sociais sobre o comportamento contemporâneo. Segundo ele, o livro dialoga com obras clássicas como O Idiota, mas atualiza o debate para o contexto da internet. “O Wikiota seria aquela pessoa muito culta, mas que só consegue se expressar em 250 caracteres. É uma discussão sobre como a internet e a cultura das celebridades afetam o meio social, cultural e político”, afirmou.

Leia também: “Receber o Jaburu é ser estagiário em um panteão de gigantes”, diz Ademir Luiz após conquistar o maior prêmio da cultura goiana