O influencer Gustavo Ayres promove nesta quinta-feira, 29, a quarta edição do “Encontro às Cegas” em Goiânia, no Restaurante Óri Gastronomia Japonesa, a partir das 20h. O evento, inspirado nos tradicionais blind dates, mas com um toque moderno, reúne casais selecionados com base em afinidades prévias, identificadas por um programa que combina algoritmos, inteligência artificial e a intuição de Ayres.

Com três edições já realizadas, o projeto tem se mostrado eficaz na formação de novos casais, com pelo menos um “match de ouro” por encontro, segundo o organizador. Para participar, os selecionados pagam uma taxa de R$ 100, com a metade desse valor podendo ser abatida na conta do restaurante. As inscrições para novos encontros já estão abertas.

Os encontros às cegas, ou blind dates como na forma original de seus mais conhecidos usuários norte-americanos, são práticas antigas. Geralmente incentivados por amigos em comum, casais que nunca se viram se encontram em um barzinho para descobrirem afinidades e ver se daí surge uma relação amorosa. As chances de não haver afinidades ou de simplesmente um não aprovar nada um do outro, desde a aparência aos modos, são grandes e poucos encontros destes dão certo.

Para melhorar as possibilidades de sucesso, Gustavo Ayres está usando sua experiência em gastronomia e eventos para promover encontros em grupo. Segundo ele, nas três reuniões já promovidas, têm saído novos casais com possiblidade de relação sentimental promissora. “Em cada blind date que fizemos temos pelo menos um match de ouro, como chamo um encontro em que a afinidade entre os casais é instantânea, os olhos brilham e a conversa flui a noite toda”, diz Gustavo, revelando que nestes casos os novos casais permanecem juntos e animados até o fechamento do local e soube que depois continuaram se encontrando.

O termo match é uma novidade que surgiu com aplicativos que promovem encontros, que tem no Tinder o mais conhecido. Com uma foto e uma descrição rápida, o interessado vai rolando perfis no aplicativo, encontrando pessoas que pode interessar em conhecer pessoalmente. Quando o escolhido também aprova o perfil de quem manifestou interesse deu match e o casal se fala e pode marcar um encontro presencial.

A quarta edição reúne um grupo de seis pessoas: três casais selecionados entre uma centena de inscritos, sendo a maioria mulheres. Os selecionados pagam uma taxa de 100 reais, que a metade pode ser abatida na conta dos drinks e petiscos eventualmente consumidos por cada um. Inscrições para novos encontros já estão abertas e podem ser feitas pelo número disponível no instagram do influenciador: 62 98200-2705.