Empresas aéreas e agências de viagens lideram ranking de reclamações do Procon Goiás
05 maio 2020 às 11h51
COMPARTILHAR
Empresa Decolar aparece em primeiro lugar no ranking das 30 mais reclamadas quanto ao serviço prestado, com 55 registros
As empresas aéreas e agências de viagens predominam no ranking de atendimento e de reclamações do Procon Goiás durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
A empresa Decolar aparece em primeiro lugar no ranking das 30 mais reclamadas quanto ao serviço prestado (55 registros), seguida da Caixa Econômica Federal (29 registros) e da Oi (25 registros). A Azul Linhas Aéreas figura em 9º lugar e a TAM em 11º.
Dos 776 atendimentos registrados via Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) – registrados por telefone e pelas plataformas Procon Web e Consumidor.gov -, 431 pertencem às 30 empresas que aparecem neste ranking.
A lista de atendimentos é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.
Processos instaurados
Já o ranking de processos instaurados é composto somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais. O Banco Itaucard aparece com 15 processos e está empatado com a companhia aérea Gol (15). Na sequência, vêm a empresa Azul (11) e a Decolar (10). A empresa Max Milhas tem o mesmo quantitativo de processos instaurados (10) e a CVC tem 9 processos.
A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.
Com a publicação mensal dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliar os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.
Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.
Os consumidores que foram afetados pelo cancelamento de voos e/ou viagens podem conferir como proceder para fazer a remarcação ao acessarem a Cartilha elaborada pelo Procon Goiás.
Confira o ranking de atendimentos de abril.