Empresa goiana promove palestra sobre células-tronco em dentes de leite

A Vitae Odontologia é a primeira instituição de Goiânia a congelar dentes de leite, ricos em células-tronco, com o objetivo de usá-los futuramente em tratamentos

A Vitae Odontologia, juntamente com o centro de tecnologia celular R. Crio, promove na próxima terça-feira (17/11) um evento sobre células-tronco e mapeamento genético. Serão quatro palestrantes para falar sobre o tema: “A revolução da medicina regenerativa está nos dentes de leite”. Intenção principal das palestras é discutir o congelamento dos dentes de leite, ricos em células-tronco, para futuramente serem usados em tratamentos.

Dará palestra a doutora Soraya Porto Sebba Chater, que irá falar sobre a realidade das células-tronco nos consultórios. Soraya é graduada em Odontologia e especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Radiologia pela Unip e habilitada em “Sedação com Óxido Nitroso” pela ABO-Goiás.

As pesquisas são antigas, segundo Soraya, mas só agora estão sendo feitas em humanos no Brasil. A Vitae Odontologia é a primeira instituição em Goiânia a começar o congelamento das células-tronco dos dentes, de acordo com a dentista.

“Queremos levar o conhecimento da classe médica e odontológica sobre a importância das células-tronco no tratamento de várias doenças congênitas. As células-tronco dos dentes de leite são jovens e podem se diferenciar em vários tecidos ósseos, musculares e cartilagens. Esperamos que tratamentos sejam feitos, não só à nível de experimentos”, ressaltou Soraya.

Sobre o histórico e armazenamento das células-tronco, falará o doutor José Ricardo Muniz Ferreira, fundador e diretor presidente da R. Crio. Já o doutor Roberto Fanganiello, geneticista graduado em Ciências Biológicas, doutor em Genética pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor científico da R. Crio, falará sobre mapeamento genético.

O evento conta ainda com palestra da doutora Daniela Franco Bueno, DDS PhD, que irá falar sobre células-tronco mesenquimais e medicina regenerativa dos dentes de leite. A média é pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e cirurgiã-dentista do Hospital Menino Jesus.

As palestras, exclusivas para dentistas e médicos, serão realizadas no Castro’s Park Hotel, a partir das 19h30.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.