Em Rondônia, Marconi preside Fórum de Governadores do Brasil Central

“Consórcio está pautando e definindo a direção dos grandes debates nacionais”, afirma o governador de Goiás

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), preside, nesta sexta-feira (7/10), em Rondônia, o 11º Fórum de Governadores do Brasil Central, o quinto deste ano. A abertura do evento será às 14h30 desta quinta-feira (6/10), no Palácio Rio Madeira, com a participação de secretários de Estado. A partir das 14h45, estão previstas reuniões do Conselho de Administração e das Câmaras Técnicas de Educação, Turismo e Saúde.

A reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Federal, será um dos temas debatidos pelos governadores da região. O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, participará do encontro para falar sobre as mudanças previstas na medida provisória que está em discussão no Congresso Nacional, como o aumento da jornada. O presidente do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos, contribuirá com a discussão.

Uma possível parceria a ser firmada com o Hospital Sírio Libanês também será discutida com o diretor geral do Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Sírio Libanês, Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira. Na reunião, o professor da Universidade Federal de Rondônia (UFR), Ednaldo Lira Cavalcante, apresentará ainda um sistema de informação para monitoramento da dengue que poderá ser compartilhado em os Estados.

“O Consórcio Brasil Central já se firmou como o fórum de avaliação e discussão dos assuntos administrativos e políticos que mais preocupam o País. Estamos pautando e definindo a direção dos grandes debates nacionais”, afirma Marconi. “A situação fiscal dos Estados, o desafio da segurança pública e os investimentos em educação e em saúde são temas permanentes no Consórcio e as diretrizes e propostas definidas pelo Brasil Central têm sido incorporadas pelas demais unidades da federação”, diz o governador.

“A discussão de temas pertinentes aos seis estados e a busca de soluções e projetos em comum no primeiro dia é preparatória para a reunião dos governadores, no segundo dia, que deliberam sobre como aplicar as ideias apresentadas de uma maneira individual em cada localidade, além, é claro, da discussão de pautas mais pertinentes ao corpo político dos Estados”, explicou o secretário-executivo do Consórcio, Thiago Camargo.

Participam da próxima reunião em Porto Velho, nesta sexta-feira, os governadores Marconi Perillo (GO), que preside o Consórcio, o anfitrião Confúcio Moura (PMDB-RO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Pedro Taques (PSDB-MT), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e Marcelo Miranda (PMDB-TO), que será realizada na próxima sexta-feira (7/10), a partir das 8h30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.