Em oito anos de mandato, Jânio Darrot promoveu melhorias fundamentais para o desenvolvimento de Trindade

Gestão do tucano conseguiu avançar em pautas importantes para melhorar a vida do cidadão trindadense que convivia com ruas esburacadas, escolas e unidade de saúde sucateadas, e falta de investimento

Finalizando seu segundo mandato, Jânio Darrot (PSDB) permitiu que Trindade vivesse profundas transformações não apenas em relação ao aumento do turismo, por conta de sua vocação religiosa. A chamada Capital da Fé também experimentou grandes avanços nas áreas de educação, saúde e infraestrutura.

A gestão de Darrot conseguiu avançar em pautas importantes e melhorar a vida do cidadão trindadense que convivia com ruas esburacadas, escolas e unidade de saúde sucateadas, e falta de investimento em sua principal vocação: o turismo religioso.

Mundialmente conhecida por atrair romeiros em louvor ao Divino Pai Eterno, Trindade consolidou-se como uma cidade capaz de lidar com as adversidades. Esse é um dos legados de Darrot que deve ser preservado pela próxima gestão.   

Saúde

O trabalho feito ao longo de dois mandatos foi determinante para que Trindade não sofresse um verdadeiro colapso durante pandemia, ao ver os milhares de fiéis que buscavam a cidade sumirem do dia para a noite. Pelo contrário, o município conseguiu se mostrar eficiente em atender aos pacientes acometidos pela Covid-19.

Sem medo de apostar no novo, Jânio buscou as experiências mais exitosas ao redor do mundo para definir estratégias no tratamento da doença e da forma em conduzir a quarentena. A condução do prefeito frente à pandemia tornou-se exemplo para outros municípios.

Para atender o imediatismo da demanda causada pela pandemia, foram construídos dois hospitais de campanha para atender a população trindadense. No entanto, não apenas durante a crise sanitária a Saúde foi trabalhada, no decorrer dos mandatos foram tomadas diversas outras inciativas para melhorar a saúde no município.

Trindade ganhou, em oito anos, seis novas unidades de saúde, dois centros de especialidades médicas, implantação do Programa Melhor Em Casa (no qual 170 pacientes contam com acompanhamento direto), assistência farmacêutica básica (com fornecimento de medicamentos básicos e atenção assistida), entre outras medidas para aprimoramento contínuo dos serviços de saúde.

Educação e emprego

Durante os dois mandatos de Darrrot, o atendimento da rede de ensino pública dobrou, passando de 7 mil para 14 mil alunos. A ampliação da oferta de vagas foi garantida com a inauguração de oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e quatro escolas no município.

Outra preocupação foi a valorização dos professores, que são basilares para o bom desempenho do ensino. Esses profissionais passaram a contar com reajuste anual do piso salarial, além disso, para melhor distribuição de funções e atendimento de demandas particulares de cada aluno, foram contratados professores exclusivos para estudantes portadores de necessidades especiais.

O tucano conseguiu deixar sua marca ao fazer com que o município de Trindade oferte serviços básicos de qualidade. Também correu atrás de investimentos com foco no fomento à geração de empregos. Assim, Darrot conseguiu mudar a dinâmica de que a população precisa sair da cidade em busca de oportunidades.

Polo Industrial Maria Monteiro, inaugurado em julho de 2019. Foto: Reprodução.

Darrot possibilitou a criação do Polo Industrial Maria Monteiro, espaço construído para receber um total de 51 empresas, além de ter contemplado a introdução de 96 empresas, já em fase de instalação na cidade. A previsão é que seja gerado mais de 1.000 vagas de empregos.

Com o intuito de avançar na qualificação de pessoas para o mercado de trabalho, 2 mil alunos foram formados em cursos ofertados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, também, foi construída a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Até hoje, já foram mais de 1000 alunos capacitados para diversas áreas do comércio e 800 empresários capacitados nos cursos de boas práticas de alimentos.

Outras medidas

A gestão de Darrot abriu portas em diversos outros eixos fundamentais para o desenvolvimento do município. Como exemplo, a criação do Programa Lotes Solidários, no qual a prefeitura faz a desafetação de áreas públicas para doação às famílias carentes que não tem onde morar —  500 famílias já foram beneficias, outras 300 estão em tramitação legal.

Ainda com a preocupação de promover o bem-estar através de iniciativas de melhoria das moradias, o tucano criou o Programa Mãos Solidárias, que já beneficiou 50 famílias. Nele, a prefeitura em parceira com o seguimento privado, constrói ou reforma casas de pessoas que precisam da atenção do poder público.

Já para garantir a segurança da população, a gestão implantou a central de vídeo monitoramento e a Agência de Segurança Patrimonial. Além de ter aprovado a implantação da Guarda Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.