Estão abertas as inscrições para o Programa Efeito Furacão, uma iniciativa do Projeto Delas do Sebrae Goiás em parceria com a Be.Labs. O programa utiliza metodologias de design adaptadas para a realidade brasileira, focando na pré-aceleração de negócios liderados por mulheres e na mudança de mentalidade para acompanhar as tendências do Fórum Econômico Mundial. A meta é capacitar 120 mulheres empreendedoras ou potenciais empreendedoras, ajudando-as a transformar ideias em negócios bem-sucedidos. As inscrições podem ser feitas por meio deste link até 20 de agosto.

Ao Jornal Opção, Vera Lúcia, do Sebrae Goiás, conta quais mulheres o Programa busca alcançar. “A nossa expectativa é alcançar essas 120 mulheres na primeira turma deste ano. O público-alvo inclui mulheres que têm uma ideia mas ainda não conseguiram colocá-la em prática, aquelas que estão começando um negócio e precisam estruturá-lo para crescer, e também aquelas que já têm um negócio e desejam dar um grande salto, criando um novo modelo de negócio”, destaca.

O programa oferece uma formação estruturada com encontros semanais e mentorias individuais, abrangendo desde a estruturação de negócios, pesquisa de mercado, planejamento de marketing, até aspectos financeiros e jurídicos. Os encontros semanais começam em 18 de setembro e vão até novembro, com opções de horário pela manhã e à tarde.

Representante do Sebrae Goiás, Vera Lúcia | Foto: Arquivo

O programa é baseado em metodologias ágeis para que as participantes possam realmente obter insights transformadores, mudando de um modelo de negócio mais tradicional para um mais inovador. O processo, chamado de Efeito Furacão, reflete a força feminina: começa pequeno, mas quando se expande, alcança uma abrangência muito grande.

“Para você, mulher que deseja transformar sua vida e enfrenta o desafio de ser a principal provedora de sua família, o empreendedorismo é um caminho promissor. Ele não só oferece a possibilidade de gerar renda e melhorar a qualidade de vida, mas também de concretizar seu potencial como empreendedora”, afirma Vera Lúcia.

A jornada inclui uma entrevista inicial para avaliar se a mulher está num momento apropriado para combinar a proposta do programa com seu nível de maturidade. Os encontros online são projetados para estimular o aprendizado, seguidos por mentorias com mulheres atuantes no mercado, permitindo a troca de ideias e enriquecendo a experiência.

Programa Efeito Furacão

O programa começa com um diagnóstico, onde as participantes se inscrevem e passam por uma entrevista para entender suas necessidades e o nível de maturação de suas ideias ou negócios. O projeto inclui 10 encontros de 2 horas cada, utilizando a abordagem de duplo diamante (design thinking) para gerar e aprimorar ideias. Esta metodologia ajuda no desenvolvimento de uma empresa, desde a identificação de desafios até a implementação de soluções. É uma abordagem profundamente humana que depende da habilidade de ser intuitiva e de desenvolver ideias emocionalmente significativas.

Além disso, são realizadas mentorias individualizadas com o time da Be.Labs, aceleradora parceira do projeto. Essas mentorias fornecem insights para a melhoria dos negócios, produção de pitches e estabelecimento de metas para o desenvolvimento pós-Efeito Furacão.

Cronograma

  • Inscrições e Entrevistas: Até 21 de agosto.
  • Início dos Encontros Semanais: 18 de setembro.
  • Duração: De setembro a novembro, com encontros semanais e mentorias individuais.

Horários dos Encontros:

  • Manhã: Das 10h às 12h.
  • Tarde: Das 15h às 17

Leia também: Sebrae Goiás atendeu mais de 540 mil empreendedores em 2023