Educação celebra avanços de Goiás com entrega da Comenda Nion Albernaz

Governador Marconi Perillo, ex-governadores, 1.151 diretores e 1.151 alunos receberam honraria em evento no Goiânia Arena 

 

Homenageados durante o evento em Goiânia

Em clima festivo e também de muita emoção, a Comenda Professor Nion Albernaz foi lançada na tarde desta quarta-feira (7/3), como forma de homenagear o entusiasmo dos que amam a Educação e contribuem para o seu desenvolvimento.

Aniversariante do dia, o governador Marconi Perillo foi um dos agraciados com a honraria. Além de receber a medalha, ele também ganhou homenagem das 21 bandas de escolas que, juntas, orquestraram o canto de “Parabéns pra você” diante de um Goiânia Arena com mais de 6 mil pessoas presentes.

Na tarde, ex-governadores, todos os 1.151 diretores da rede estadual e um aluno destaque de cada escola foram homenageados. A comenda foi idealizada pela secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira. A escolha de Nion Albernaz para dar nome ao título é uma forma de reconhecer o legado e o empenho do ex-prefeito de Goiânia na área educacional. Ele faleceu em setembro do ano passado, deixando registrado no coração dos goianienses outras marcas importantes, como o empenho por uma cidade arborizada, florida e mais bonita.

Marconi lembrou que ontem, também no Goiânia Arena, a Educação viveu um momento expressivo. “Estou muito honrado. No dia do meu aniversário, e na semana em que anunciamos um pacote inovador e histórico para a Educação, recebo a comenda Nion Albernaz. Além de uma série de inovações apresentadas, também entregamos simbolicamente 1,7 milhões de livros didáticos, ordens de pagamentos para reformas de 504 escolas estaduais, 7,5 mil computadores e anunciamos uma série de medidas na área da tecnologia”, lembrou.

“E hoje temos um prazer duplo. Primeiro de homenagear o professor Nion. Depois, sobretudo, de homenagear ex-governadores, que muito fizeram pelo nosso Estado, e ao mesmo tempo vocês, diretores e professores. Vocês merecem essa festa e o nosso aplauso, completou”.

Ao dar as boas-vindas, a secretária Raquel Teixeira se dirigiu à Dona Geralda Albernaz, viúva de Nion, a quem explicou o motivo da homenagem. “A Educação busca caminhos para conciliar coração e mente, como já dizia Aristóteles quatro séculos a.C. Às vezes priorizando a mente, às vezes o coração, mas nenhum sistema educacional conseguiu completamente responder às demandas. São complexas porque o ser humano é complexo. O professor Nion Albernaz conseguia esse casamento mente e coração. Por isso o escolhemos para ser o símbolo, o patrono da Comenda da Educação. Ele aliava seu rigor de engenheiro e professor de matemática com o amor pelo que fazia”, ressaltou Raquel.

A titular da Seduce ainda destacou a trajetória brilhante do ex-prefeito, elogiando seu perfil atencioso enquanto gestor. Também apresentou um breve perfil sobre a situação da educação pública goiana. “Somos gratos a todos os diretores e diretoras que estão aqui hoje. Ao receberem esta comenda, interpretem-na como o reconhecimento da Seduce, do Governo de Goiás, pelo trabalho de todos os professores e administrativos de suas escolas no atingimento de bons resultados. E somos gratos aos nossos alunos. Os resultados positivos de hoje são reflexo do empenho de vocês”.

Ex-vereador e neto do professor Nion, Thiago Albernaz falou em nome da família. “É um momento de gratidão pelo reconhecimento. Dentre tantos títulos que Nion teve, sem sombra de dúvidas aquele que ele mais se sentia honrado era ser chamado de professor. Ele foi um professor com seus exemplos de moralidade, de ética, de comprometimento. Que essa comenda não seja só um reconhecimento, mas um estímulo para que nossos alunos possam lutar cada vez mais pelos seus sonhos. Temos aqui futuros médicos, professores, governadores”, disse.

Já o vice-governador Zé Eliton disse que falar de Educação envolve diversos fatores, como transformação, construção e esperança. “É falar de pessoas que carregam no seu coração a vocação de servir ao próximo e construir um município, um estado e uma nação melhor. Façam revolução, mas revolução do conhecimento e do saber, do preparar esse estado para os próximos séculos e milênios. Parabéns a todos os homenageados com essa comenda”.

Homenagens

Raquel Teixeira entrega comenda ao governador

Logo depois que a secretária Raquel Teixeira entregou a comenda ao governador Marconi Perillo, uma aluna da rede pública atravessou o Goiânia Arena cantando “Parabéns pra você”. Vinte bandas de escolas estaduais, que estavam posicionadas na arquibancada do ginásio, tocaram a música. Emocionado, Marconi recebeu flores e também uma maquete de bolo, decorado com elementos que representam a Educação, a Cultura e o Esporte.

Diretora do Colégio Estadual Dom Fernando, Damiza Brasil subiu ao palco para receber a comenda em nome de seus colegas de profissão. Logo em seguida, o estudante Gabriel Pereira, do Colégio Estadual Levindo Borba, de Rubiataba, também foi agraciado representando todos os alunos de destaque da rede.

A Comenda Nion Albernaz também foi entregue à dona Geralda Albernaz e ex-governadores de Goiás: Helenês Cândido, Irapuan Costa Júnior, Maguito Vilela, Leonino Caiado, Iris Rezende (representado por Marcelo Ferreira), Alcides Rodrigues (representado por Aurélio Bueno), Ary Valadão (representado por Liliam Valadão), Otávio Lage de Siqueira (in memorian, representado por Jalles Fontoura), Onofre Quinan (in memorian, representado por Heloísa Amaral), Henrique Santillo (in memorian, representado por Virgínio Santillo Neto) e Mauro Borges Teixeira (in memorian, representado por Rafael Ludovico Loyola Teixeira).

Avanços

Presentes cantam “parabéns a você” para o governador

A entrega da Comenda Professor Nion Albernaz é uma celebração dos avanços na Educação de Goiás desde 1999. De lá para cá foram realizadas várias melhorias que estruturaram a rede pública, como lançamento de programas pedagógicos e investimento no plano de carreira dos professores.

Em 1999 só 27% dos professores tinham curso superior. Hoje são praticamente 100%. Em 2000 foi criada a escola Padrão Século 21. Até 2017, foram inauguradas 24 escolas neste modelo. Em 2018, o total de inaugurações vai chegar a 50 colégios. Outras 17 unidades estão sendo licitadas.

A gestão eficiente, que promoveu a estruturação administrativa e pedagógica da pasta, fez com que Goiás saltasse da 16ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o topo. Os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) referentes a 2017 comprovaram a eficiência das ações da Seduce, o resultado foi o melhor da história.

Na parte pedagógica, o caderno Aprender+ foi o grande avanço. Genuinamente goiano, o caderno de atividades auxilia o aprendizado. Este ano, 1 milhão e 700 mil volumes do Aprender+ serão distribuídos a todas as séries.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.