O Plenário do Senado Federal confirmou, nesta terça-feira, 19, a indicação do economista Leandro Pinheiro Safatle, filho do também economista de Catalão, Fernando Safatle, para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele recebeu 54 votos favoráveis e dois contrários. Leandro também fez parte da equipe de transição do governo Lula III.

Safatle já havia sido aprovado em sabatina da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na semana passada. Ele é formado em economia pela Universidade de Brasília e foi consultor Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O goiano é servidor público federal desde 2011, tendo atuado na própria Anvisa, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e no Ministério da Saúde, onde ocupa o cargo de secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O cargo de presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está vago desde dezembro do ano passado, quando teve fim o mandato de Antônio Barra Torres.

Leia também:

Regra que exige deputados em plenário trava votações e provoca sessões esvaziadas na Alego

Kakay Toledo alerta sobre riscos de atrasar julgamento: “Ministros podem ficar expostos”