Donald Trump surpreende e é eleito presidente dos Estados Unidos

Magnata republicano superou Hillary Clinton e já tem o número de delegados necessário 

mapa

Mapa da votação nos EUA por volta das 5h35 | Reprodução/ CNN

O magnata republicano Donald Trump já tem o número suficiente de delegados e está eleito novo presidente dos Estados Unidos. Ele derrotou a candidata democrata Hillary Clinton — que era favorita para a vitória.

Por volta de 5h35, o milionário venceu nos estados da Pensilvânia e Winsconsin, acumulando 276 delegados: muito mais do que a ex-secretária, com 218, e assegurando os 270 necessários. “Agora é a hora da América se unir, serei presidentes para todos. Vamos fazer nossa terra grande de novo”, disse o eleito em discurso.

A vitória de Trump supera todas as expectativas e previsões possíveis, que davam como certa a eleição da primeira mulher presidente dos EUA. Contudo, o republicano surpreendeu em Estados como a Flórida, Ohio, Virgínia e Carolina do Norte.

“Apesar de defender o interesses da América em primeiro lugar, digo para todos os povos do mundo: lidaremos com justiça com todas as nações. Teremos parcerias e não conflitos”, garantiu ele.

Em um discurso moderado, o presidente eleito parabenizou Hillary Clinton pela “disputa dura” e fez questão de falar com seus eleitores: “Serei o presidente de todos. A campanha acabou e nosso trabalho está apenas começando. Não vou decepcioná-los.”

Veja abaixo uma parte do discurso:

Donald Trump é um magnata da construção civil, famoso por ter apresentado “O Aprendiz” norte-americano, e antes de ser eleito presidente nunca havia disputado um cargo público. Durante toda campanha, ele se envolveu em polêmicas com declarações sobre mulheres e veteranos do Exército.

A vitória de Trump encerra uma das campanhas mais polarizadas da história recente dos Estados Unidos. A campanha foi marcada por acusações mútuas, envolvendo a vida pessoal dos candidatos e atingiu o auge quando um vídeos, de 2005, mostrava o candidato do Partido Republicano usando palavras desrespeitosas para se referir às mulheres. O resultado eleitoral surpreende proque contraria as últimas pesquisas que mostraram Hillary Clinton com ligeira folga na liderança da corrida eleitoral.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.