DNIT suspende radares em rodovia que corta Goiás e multas serão canceladas; saiba onde

17 junho 2025 às 17h34

COMPARTILHAR
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) suspendeu a operação de sete radares eletrônicos na BR-040, no trecho entre Brasília (DF) e Cristalina (GO). A decisão foi tomada após os equipamentos serem reprovados em testes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Com a suspensão dos radares, o DNIT informou que todas as multas aplicadas por esses equipamentos serão anuladas. A medida ocorre após diversas reclamações de motoristas sobre o número excessivo de infrações registradas no trecho, o que gerou dúvidas sobre a regularidade da fiscalização eletrônica.
“O alto volume de autuações motivou questionamentos da sociedade, inclusive com a circulação de informações equivocadas sobre suposta medição por velocidade média. O DNIT esclarece que não realiza autuações com base nesse tipo de medição, que ainda está em fase de estudo no país”, afirmou a autarquia.
Apesar de uma vistoria inicial não ter encontrado falhas técnicas ou indícios de mau funcionamento, os questionamentos persistiram. Por isso, o Inmetro realizou novas verificações metrológicas e detectou que parte dos radares não atendeu aos critérios exigidos, levando à reprovação de alguns deles.
Segundo o DNIT, os equipamentos reprovados serão ajustados tecnicamente e submetidos a nova análise antes de voltarem a funcionar. Veja os locais:

Os condutores que foram multados a partir de agosto de 2024 e já efetuaram o pagamento das cobranças terão direito à restituição dos valores. O reembolso pode ser solicitado por meio do Formulário de Restituição, disponível no Portal de Multas do DNIT, mediante o preenchimento dos dados necessários.
“Se as multas estiverem entre as pagas e agora canceladas, os valores poderão ser reembolsados. Todas as orientações estão disponíveis no portal”, explicou o DNIT.
Leia também: