Diálogos multilaterais e intercâmbio estratégico entre gestões públicas

Foto: Rodrigo Estrela

Gustavo Mendanha

Israel é referência em tecnologia, segurança, educação e saúde de alto nível. Mesmo sem terra fértil, sem petróleo e cercado por nações inimigas, investiu em tecnologia e agora exporta para países da Europa e Estados Unidos. Com apenas 70 anos de criação, cerca de 45% dos israelenses possuem ensino superior, uma das taxas mais altas do mundo.

Desde que assumi como prefeito, tenho buscado boas experiências para Aparecida. Para estreitar a relação, procurei a Embaixada de Israel buscando o intercâmbio de tecnologia e investidores, com o objetivo de ampliar nosso mercado exterior.

Quando estive com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, pela primeira vez, ele demonstrou uma simpatia especial pela nossa cidade. Desde então, se tornou meu amigo e esteve em Aparecida quatro vezes, sendo homenageado com o título de Cidadão Aparecidense. A parceria resultou na Praça Israel no Parque Trindade II, que celebra a aliança do município com o país.

Criamos também um projeto de lei, que será encaminhado para a Câmara dos Vereadores, decretando Berseba, cidade natal do embaixador, como a primeira cidade irmã de Aparecida. Com isso, será possível a troca de experiências, a realização de negócios entre empresas e entre os poderes públicos, promovendo o crescimento e desenvolvimento mútuo.

Acompanhado por Yossi, visitei TelAviv e Berseba durante missão oficial a Israel em 2017. Conheci parques tecnológicos e científicos com o objetivo de aplicar soluções exitosas do país aqui no nosso município. A expectativa é tornar Aparecida a primeira cidade inteligente do Centro-Oeste.

A aproximação entre Brasil e Israel foi fortalecida com a eleição do presidente Jair Bolsonaro. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, cumprimentou o brasileiro pela vitória e os laços de amizade entre os países estão avançando.

Me coloco à disposição do Yossi e do Bolsonaro para ajudar no diálogo entre Brasil e Israel. Aproveito a oportunidade para convidar o presidente eleito a visitar Aparecida. Bolsonaro teve mais 145 mil votos no município, sendo escolhido por mais de 67% dos nossos eleitores. Tenho um grande interesse na consolidação dessa parceria porque meu desejo, enquanto prefeito e cidadão, é tornar Aparecida referência para o Brasil, atraindo investimentos e melhorando a vida das pessoas que vivem aqui.

Gustavo Mendanha é prefeito de Aparecida de Goiânia

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.