Detran-GO lança campanha de alerta sobre multa para som automotivo

Segundo nova resolução do Contran, perturbação do sossego público é considerada infração grave

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a multa por uso do som alto dentro do veículo por meio da Resolução nº 624/2016. Agora, quem for pego com som audível pelo lado externo do veículo pode ser multado, mesmo sem medição do volume em decibéis. Antes tinha um limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros.

Para sanar dúvidas sobre a lei do som automotivo, o Detran-GO inicia nesta semana uma campanha educativa. Além de divulgação de conteúdo nas redes sociais, educadores de trânsito promovem ações de conscientização em Trindade desta terça-feira (28/03) a sexta-feira (31).

Durante as ações, os educadores distribuirão material educativo que alerta que o som alto é infração grave na tentativa de sensibilizar a população. Trindade receberá a campanha a pedido da própria população, que alega que a infração é comum no município.

Infração

A infração é considerada grave com 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e penalidade de R$ 195,23 acompanhada da retenção do veículo. Não estão inclusos nas regras da resolução: buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes, veículos de publicidade com caixas de som e carros de competição e entretenimento em locais permitidos pelas autoridades competentes.

A fiscalização pode ser feita por agentes de trânsito (SMTs, PM, Agetop e PRF). Eles estão autorizados pela legislação nacional a emitir relatórios informando que percebeu que o veículo estava emitindo som audível pelo lado externo, seja de qualquer intensidade, independente do uso do decibelímetro.

A regularização da infração pode ser sanada no local com a simples diminuição do som do veículo e não com sua remoção. O veículo somente deverá ser recolhido ao pátio em caso de desobediência ao tempo concedido pelo agente de trânsito para redução da altura do som automotivo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.