O deputado Paulo Cezar Martins, do PL, apresentou na última terça-feira, 7, projeto que permite reeleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás. “É natural dar oportunidade para o presidente e a Mesa se reeleger, e esse é um entendimento dos deputados”, pondera Paulo.

A proposta acontece após o legislativo municipal aprovar a reeleição para presidente na Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJ). Porém, a aprovação foi contestada pelos pares. A oposição questionou o desarquivamento da matéria, que era de 2020, ou seja, da legislatura passada.

Há época, o presidente da CCJ, Wagner Neto (Solidariedade), explicou que regimentalmente não havia problema em realizar o desarquivamento, neste caso. Isso porque, o deputado Antônio Gomide, do PT, questionou a legalidade do procedimento, citando que o arquivamento tinha sido feito na legislatura passada.

Apesar do tramite estar dentro da legalidade, o parlamento entendeu que seria melhor apresentar uma nova proposta, é o que explica Martins. “Os deputados acharam melhor outra matéria para não ter questionamentos, foi o entendimento do líder e do próprio presidente”.

Para aprovação, a matéria precisa passar por duas votações no plenário da Casa.