Deputada quer proibir empresas de segurança de usar uniforme azul marinho

Delegada Adriana Accorsi afirma que tom é próprio das guardas municipais, o que causa confusão nas pessoas

Deputada Adriana Accorsi | Foto: Carlos Costa

Deputada Adriana Accorsi | Foto: Carlos Costa

A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT) quer proibir as empresas de segurança privada ou vigilância patrimonial de usar a cor azul marinho em seus uniformes. A explicação da petista é que o tom é o mesmo das guardas municipais, o que causa confusão na sociedade.

O projeto de lei nº 3404/15, apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás nesta semana, já foi aprovado preliminarmente e encontra-se agora em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na justificativa, Adriana Accorsi sustenta ainda que tem havido uma descaracterização da Guarda Municipal, como a de Goiânia, por exemplo. “O uso da cor marinho por parte de empresas de segurança acaba descaracterizando reconhecimento de um guarda do município”, sustenta.

21 respostas para “Deputada quer proibir empresas de segurança de usar uniforme azul marinho”

  1. Otoniel Morais disse:

    Vossa Excelência está correta. Guarda é estatal e é agente de segurança pública ;e vigilante particular que faz segurança privada. Então tem que haver distinção entre estas duas importantes classes. Historicamente esta cor é das Guardas Municipais desde 1831.O serviço público tem prioridade sobre o privado. A distinção deve começar pelo uniforme.

  2. willamy Jackson de sousa silva disse:

    Parabéns dra. Adriana accorsi ótima iniciativa, de fato as pessoas confundem o uniforme das gcms com os dos vigilantes.

  3. Eder Salustiano da Silva disse:

    A aprovação da lei é de extrema importância não só
    para a valorização institucional da GCM, mas também para a própria segurança da
    sociedade. Visto que a guarnição desenvolve um trabalho comunitário de
    segurança urbana, auxiliando os órgãos policiais, e, com isso, pode ser
    confundida com os vigilantes que também usam uniformes da cor azul.

    Esse fato dificulta a relação da comunidade com a
    corporação, pois as pessoas, sobretudo quando precisam de ajuda, necessitam
    identificar o agente automaticamente, como ocorre, por exemplo, em relação à
    Polícia Militar. Dispor de uniformes e insígnias institucionalizados
    exclusivos, que simbolizem a corporação no imaginário social, é de vital
    importância para a interação da corporação com a comunidade.

  4. Jean Paulo de Oliveira disse:

    Vossa excelencia!!! Sem ideia e sem projeto apresentado, resolveu chamar a atençao assim como sua PRESIDENTA!!! DEPUTADA SE A SENHORA TIVER INTERESSE EU TENHO VARIOS PROJETOS EM 98MENTE E POSSO AJUDALA A SER PRODUTIVA OK TA LANÇADO O DESAFIO DEPUTADA A SENHORA MARCA UMA COLETIVA E APRESENTO UM PROJETO PRA SENHORA SOBRE O LIXO EM GOIANIA !!! Ok OLHA O PROJETO E BOM VIU !!! PAGA PRA VER VC E QUEM VIER A CRITICAR!!! Kkkkkkkkkk

  5. Roberto disse:

    Nessa cidade não tem mais o que fazer não é? Mexer com uniformes de guardas’ qual o beneficil que isto vai trazer pra cidade? Crie ulguma coisa ùtil, algo que realmente melhore sua cidade! Faça valer o que você ganha.

  6. FLAVIO disse:

    Ola boa tarde a todos, gostaria de salientar que este projeto tem total embasamento jurídico, pois órgão pode trabalhar fora da lei principalmente as empresas de vigilância,pois vejamos:

    As guardas municipais já existem no Brasil desde a época do império e ao logo dos anos adota a cor de seus uniformes em azul marinho, cor esta que vem das policias norte americanas já a dotado no Brasil a muitos anos. Não se deixa duvida quanto a utilização da cor azul marinho dos uniformes das guardas municipais pois leis federais regulamentam a atividade das guardas como a utilização de seus uniformes e distintivos, vejamos:

    A lei federal n° 12.664 de 05 de junho de 2012 – Dispõe sobre a venda de uniformes das Forças Armadas, dos órgãos de segurança pública, das guardas municipais e das empresas de segurança privada.

    Art. 1° A comercialização de uniformes, distintivos e insignias utilizados pelas Forças Armadas, pelos órgãos de segurança publica federal estadual , inclusive corporações de bombeiros militares e guardas municipais far-se-a exclusivamente em postos e estabelecimentos credenciados pelo respectivo órgão.

    Art. 2° É VEDADA A UTILIZAÇÃO PELAS EMPRESAS DE SEGURANÇA PRIVADA ….distintivos, insignias e emblemas que possam ser confundidos com os das instituições e órgãos relacionados NO CAPUT DESDE ARTIGO.

    A Lei Federal 13.022 de 08 de agosto de 2014- Dispõe sobre o estatuto geral das guardas municipais.

    CAPÍTULO XI

    DISPOSIÇÕES DIVERSAS E TRANSITÓRIAS

    Art. 21 As guardas municipais utilizarão uniforme e equipamentos padronizados, preferencialmente, na COR AZUL MARINHO.

    Com estas leis que regulamentam os uniformes das guardas municipais percebe-se que não há qualquer ilegalidade na proposta hora apresentada sendo até mesmo para resguardar os profissionais que atuam na segurança privada de eventuais ataques de criminosos que podem facilmente confundir uma agente da guarda municipal com um segurança privado, pelas inúmeras prisões, operações e rotineiros patrulhamentos preventivos que hora a instituição faz , podendo haver retaliação por parte de criminosos, podendo causar mortes e ferimentos aos mesmos.

    espero ter desmitificado tal equivoco, e para que as empresas de segurança privada possam desempenhar seu papel com mais segurança para seus funcionários.

    GCM-FLAVIO ALMEIDA CARDOSO-

    • Nailton Oliveira Dias disse:

      Acho isso uma palhaçada, com tantas coisas pra esses políticos se preocupar!

    • Rafael Galeno Pereira disse:

      Grande besteira esse projeto ! VIGILANTES correm os mesmos riscos ou até piores que vocês, tinha que ser do pt um lixo de projeto desse , então segurança privada usará uniforme transparente , até prq de alguma forma todos serão um pouco parecido , a raiz da segurança privada é justamente à pública !!! Melhor criar projeto que valorize o guarda civil , melhores salários e treinamentos e condições de trabalho.

    • mendonça disse:

      Por favor deputada, tanta coisa mais importante pra ser visto e vc vem com um projeto supérfluo desse. Pq vc não cria um projeto pra melhorias com o nossos profissionais, ex; melhores salários, melhorar o armamento etc.. Os uniformes nas cores azuis já estão no mercado a muito tempo a Guarda Municipal foi criada agora. E outra coisa não vejo razão da Guarda Municipal está querendo tomar frente no serviço ostensivo. Estamos precisando de mais policiamento nas ruas, E a Guarda quando foi criada foi pra prestar serviços de segurança privada nos parques e jardins, postos de saúde e colégios municipais.. qsl

    • mendonça disse:

      Tanta coisa pra fazer a favor da classe dos vigilantes e a senhora vem com essa, passa amanhã!!! Aff!!

    • mendonça disse:

      Jr meus comentários?

  7. alessandro lopes disse:

    Tambem poderia melhorar o salario das guarda e dos vigilantes ne ao inves de mudar so a cor do uniforme aqui no Rio tem firma que a roupa e preta e a core que e da policia civil e preta tambem mas ninguem confunde nao

  8. Juliêr gomes disse:

    Antes de existir guarda Municipal no brasil ja existia empresa de segurança privada usando a cor azul marinho nos uniformes?
    Quem começou errado?

  9. Lipe Saldanha disse:

    Vossa Excelência, o estado brasileiro anda carente de segurança, não seria melhor, promover um melhor esclarecimento junto a sociedade, para que ambas categorias se beneficiassem, sendo que, a diferença está só no ser pública ou privada.

  10. Fabio Matias Souza disse:

    Vossa excelência deveria se preocupar em equipar mais os vigilantes que correm risco de vida nos carros fortes e em bancos.
    Com armamentos melhores e treinamento melhores.
    Se for por antiguidade por escolher a cor do uniforme as empresas de segurança tem mais tempo de existência a brinks por exemplo é de 1822.
    Mais acho que a sociedade não está preocupado com isso é sim com a criminalidade que não acaba e falta de coro participativo para as leis que punem esses criminosos.
    Guarda vem desde antes da Guarda Municipal é por isso que chama se Guarda de valores,desde da época de Jesus Cristo é até mesmo dos egípcios existe guarda ou chamados vigilantes,a Guarda Municipal ou Guarda civil vem dos desmembramentos da segurança privada pois em 1822 não existia concursos públicos e sim quem tinha guarda (hoje conhecido como vigilante )era quem podia pagar,reis,imperadores,governadores etc.
    A questão é que se colocar os vigilantes a idade entre a existência de serviço a segurança privada tem muito mais tempo até porque a lei que regulamenta os serviços de segurança privada 70102/83 é mais Antiga que a da GM.
    Mais os registros de transporte de valores como empresa ou segurança de transporte de valores é de 1822 como BRINKS

    Mais na minha opinião a deputada deveria se preocupar com algo mais interessante com a sociedade,pois acho que a sociedade tem interesse em saber quando vai acabar com essa criminalidade no país.
    Faça projetos que beneficiam o povo e Não para saciar seu ego.

  11. André Mayer disse:

    Parabéns deputada, é disso que precisamos, leis inteligentes e que venham para melhorar a sociedade, guarda muncipal e vigilância privada são funções totalmente diferente, portanto tem sim que haver a distinção pela cor do pano que cada um veste.

  12. anderson sousa disse:

    Tanta coisa mais importante pra ela se preocupar como saúde e educação e ela se preocupa em mudar um uniforme
    Palhaçada isso

  13. douglas disse:

    o brasil com tamtos problemas na area da saude, educação,segurança publica..essa anta preocupado com isso..tem que ser do pt mesmo..bolsonaro 2018

  14. José disse:

    Concordo em partes , os deputados tem procurar fazer leis é para acabar com a corrupção em nosso país e fazer uma lei de pena de morte a todos os ladrões inclusive os políticos , se a deputada não tem projetos bons então fica quieta , a cor da farda não tem nada a a ver , vai procurar fazer projetos bons para a nossa população brasileira e vez de ficar com essa palhaçada de mudar a cor da farda dos vigilantes.

  15. Kayro Cesar Dos Reis disse:

    Mais porque não muda a cor do informe da guarda ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.