De volta ao Brasil, Caiado deve marcar posição sobre tarifaço de Trump em agenda prioritária com empresariado

21 julho 2025 às 18h18

COMPARTILHAR
Após uma agenda diplomática e comercial de 10 dias no Japão, o governador Ronaldo Caiado (UB) retorna ao Brasil na noite desta segunda-feira, 21. Como primeira agenda após a viagem internacional, Caiado deve se reunir na tarde desta terça-feira, 22, com empresários de diferentes segmentos para tratar dos efeitos das tarifas impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump, que acontece em meio a uma guerra comercial entre Brasil e EUA.
O objetivo seria marcar uma posição enquanto gestor e propor ações internas para mitigar os efeitos do tarifaço e proteger o setor produtivo do estado.
Uma das ações a serem discutidas, e que já foi anunciada pelo governador de Goiás, é a criação de uma linha de crédito com taxas abaixo das praticadas no mercado e um grupo de trabalho com representantes do governo estadual e da iniciativa privada.
O pacote, de acordo com o governo do Estado, incluiria uma linha de crédito específica para empresas goianas com alta exposição nas exportações aos EUA, principalmente do setor agroindustrial, “que está entre os mais atingidos pela sobretaxa de 50% sobre commodities como soja, carne e derivados do aço”.

O encontro está previsto para acontecer no Palácio das Esmeraldas e vai servir para que Caiado marque sua posição frente ao tarifaço de Trump, tanto como governador quanto como presidenciável (o chefe do Executivo estadual deve disputar o Palácio do Planalto em 2026).
Caiado vem tecendo críticas ao governo Lula, ao qual se refere como ineficiente e omisso, tanto comercial quanto diplomaticamente, diante da atual situação com os Estados Unidos.
Devem participar da reunião representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), demais integrantes do Fórum Empresarial e até da Aclara, mineradora chilena que estabeleceu trabalhos em Goiás.
Com o retorno de Ronaldo Caiado, o governador em exercício, Daniel Vilela, reassume o posto de vice-governador ainda nesta noite.