Datafolha: Segundo turno para a presidência é provável. Dilma e Aécio estariam tecnicamente empatados

A presidente caiu de 38% para 36% das intenções de voto. Em contrapartida o tucano mantém os 20% apresentado desde o começo do mês de julho

montagem-dilma-aecio-eduardo-size-598

Candidatos ao governo do Brasil: Dilma Roussef, Aécio Neves e Eduardo Campos

Pesquisa Datafolha divulgada na noite dessa quinta-feira (17/7) aponta que a presidente Dilma Rousseff oscilou de forma negativa em comparação com o último levantamento do instituto. A petista, que nos dias 1º e 2 deste mês estava com 38% das intenções de voto, agora (pós-copa) está com 36%. Os outros candidatos à presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) estão, respectivamente, com 20% e 8%.

Um candidato só vence a eleição no primeiro turno se conseguir mais votos que a soma de todos os rivais. No entanto, de acordo com a pesquisa do Datafolha, os adversários de Dilma Rousseff acumulam 36%, mesmo percentual da presidente, que tenta a reeleição, o que resultaria, portanto em um segundo turno.

Caso haja um segundo turno, a petista está tecnicamente empatada com o tucano. Dilma tem 44% das intenções ante 40% de Aécio.

A pesquisa é a primeira após o início oficial da campanha eleitoral, desde o último dia 6. A partir dessa data o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu propaganda eleitoral. As legendas já podem realizar comícios e movimentação na internet. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa em um mês, apenas no dia 19 de agosto.

A pesquisa inclui todas as candidaturas presidenciais registradas no Tribunal Superior Eleitoral. O pastor Everaldo (PSC) aparece com 3%. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro, Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) têm 1% cada. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não atingiram 1%.

O levantamento foi feito entre os dias 15 e 16 de julho, com 5.377 eleitores em 223 municípios do país. A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00219/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.