Datafolha: Rejeição de Dilma no Centro-Oeste alcança 75%
18 março 2015 às 09h35

COMPARTILHAR
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18/3) mostra que presidente petista tem a pior avaliação do País na região. Apenas 10% consideram gestão “boa” ou “ótima”

O governo da presidente Dilma Rousseff amarga a pior avaliação popular desde que o ex-presidente Fernando Collor sofreu o impeachment. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada no jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (18/3), 62% dos brasileiros consideram a atual gestão “ruim” ou “péssima”.
No Centro-Oeste, o índice chega a surpreendentes 75% — a maior taxa de reprovação do País. Na região, compreendida pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, o governo Dilma foi considerado “bom” ou “ótimo” por apenas 10% dos entrevistados.
Um dia antes de vir para Goiânia inaugurar as obras do BRT Norte-Sul ao lado do prefeito Paulo Garcia (PT), a presidente vê sua gestão reprovada por 3 em cada 4 habitantes da região. O índice é comparável à popularidade do prefeito goianiense, que, em recente pesquisa Serpes, viu sua reprovação alcançar 63%.
A presidente Dilma Rousseff perdeu popularidade até no Nordeste do Brasil, onde obteve grande votação — que garantiu sua reeleição em 2014. 16% dos nordestinos pesquisados pelo instituto aprovam o governo. Por outro lado, 55% o consideram “ruim” ou “péssimo”.
Ainda na pesquisa, constata-se que a aprovação da presidente petista caiu em todas as regiões do País, em todas as classes sociais e níveis de escolaridade. O levantamento marca, também, o início da série de reprovação por mais da metade da população.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 17 de março, com 2.842 eleitores, em 172 municípios de todo o Brasil.
Veja abaixo os índices aferidos pelo Datafolha:
Avaliação da presidente Dilma Rousseff (PT)
Brasil
“Bom” ou “ótimo” – 13%
“Regular” – 24%
“Ruim” ou “péssimo” – 62%
Centro-Oeste
“Bom” ou “ótimo” – 10%
“Regular” – 14%
“Ruim” ou “péssimo” – 75%
Sudeste
“Bom” ou “ótimo” – 10%
“Regular” – 23%
“Ruim” ou “péssimo” – 66%
Sul
“Bom” ou “ótimo” – 13%
“Regular” – 22%
“Ruim” ou “péssimo” – 64%
Nordeste
“Bom” ou “ótimo” – 16%
“Regular” – 28%
“Ruim” ou “péssimo” – 55%
Norte
“Bom” ou “ótimo” – 51%
“Regular” – 28%
“Ruim” ou “péssimo” – 21%