Datafolha: Lula tem 40% e Flávio Bolsonaro 36% no 1º turno
24 setembro 2026 às 19h11

COMPARTILHAR
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 24, mostra Lula (PT) com 40% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, enquanto Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 36%. A diferença entre os dois é de quatro pontos percentuais. Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, os intervalos dos dois candidatos se encontram no limite. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00304/2026
Na pesquisa anterior, divulgada uma semana antes, Lula tinha 39% e Flávio Bolsonaro, 36%. Na nova rodada, portanto, o petista oscilou um ponto para cima, enquanto o candidato do PL permaneceu no mesmo patamar.
Na sequência aparecem Augusto Cury (Avante), com 5%, Ronaldo Caiado (PSD), com 4%, e Renan Santos (Missão), com 3%. Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP) registram 1% cada.
Edmilson Costa (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), Wilson Grassi (Democrata), Leonardo Avalanche (PRTB), Clariana Barão (DC) e Hertz Dias (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1%. Outros 5% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 2% estão indecisos.
Voto definido
O levantamento também mediu o grau de definição do eleitorado. Segundo o Datafolha, 80% dos entrevistados afirmam estar totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 20% ainda admitem a possibilidade de mudar de candidato.
Entre os eleitores de Lula, 87% dizem estar totalmente decididos. No eleitorado de Flávio Bolsonaro, o índice chega a 85%.
Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, quando os entrevistadores não apresentam previamente os nomes dos candidatos, Lula registra 36% e Flávio Bolsonaro aparece com 27%.
Jair Bolsonaro (PL), que não é candidato, é citado espontaneamente por 4% dos entrevistados. Augusto Cury aparece com 3%, enquanto Ronaldo Caiado e Renan Santos têm 2% cada.
Nesse cenário, 18% ainda não sabem em quem votar. Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 5%.
Rejeição
Lula e Flávio Bolsonaro também aparecem empatados no índice de rejeição. Segundo o levantamento, 45% dos entrevistados afirmam que não votariam de jeito nenhum em cada um dos dois candidatos. Na rodada anterior, ambos registravam 47%.
Renan Santos tem rejeição de 15%, seguido por Romeu Zema, com 14%, e Ronaldo Caiado, com 13%. Rui Costa Pimenta e Samara Martins aparecem com 9% cada, enquanto Augusto Cury e Edmilson Costa registram 8%.
Hertz Dias, Leonardo Avalanche e Clariana Barão têm 7% cada. Wilson Grassi aparece com 5%.
Cenários de segundo turno
O Datafolha também simulou cinco confrontos de segundo turno. No cenário entre Lula e Flávio Bolsonaro, o petista registra 47% e o candidato do PL, 45%. Brancos, nulos ou nenhum somam 7%, e 1% está indeciso.
Em uma disputa entre Lula e Ronaldo Caiado, o resultado é de 46% a 44%. Na rodada anterior, Lula tinha os mesmos 46%, enquanto Caiado registrava 42%.
Contra Augusto Cury, Lula aparece com 46%, diante de 43% do candidato do Avante. No confronto com Romeu Zema, o resultado é de 48% a 39%. A mesma diferença aparece na simulação contra Renan Santos, com 48% para Lula e 39% para o candidato do Missão.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 22 e 23 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00304/2026.
Leia também:Se continuar candidato, Felipe Cecílio pode ajudar a eleger um político que diz ser pedófilo


