Datafolha: 76% são contra aumento do número de deputados

17 junho 2025 às 16h16

COMPARTILHAR
Pesquisa Datafolha aponta que 76% dos brasileiros são contra o aumento do número de deputados federais de 513 para 531. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e deve ser analisada pelo Senado ainda nesta semana. O levantamento foi publicado pelo jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a pesquisa, 20% da população é a favor, enquanto 2% não sabem e 1% se diz indiferente. Foram entrevistadas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo prazo definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a proposta deverá ser aprovada antes do dia 30 de junho. A medida visa adequar a composição da Câmara a mudanças populacionais.
Em 2023, o Supremo havia determinado que o Congresso redistribuísse as 513 cadeiras para adequar a representação populacional na Câmara. A Constituição determina que o tamanho da representação de cada estado na Câmara deve ser proporcional ao tamanho da população. As composições estaduais foram revisadas pela última vez em 1994.
Pela decisão do STF, com base na variação dos últimos anos, sete unidades da federação ganhariam cadeiras, enquanto outras sete perderiam.
No projeto na Câmara, no entanto, deverá ser criada 18 cadeiras e distribuí-las aos estados que tiveram variação positiva de população. Assim, nenhuma bancada diminuirá — somente haverá aumentos.
Leia também
Os principais nomes em Goiás que podem puxar votos para deputado federal em 2026